Cutrim lamenta falta de efetivo e desativação dos trailers policiais

Deputado-Raimundo-CutrimO deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) alertou o Governo do Estado para a iminente possibilidade de aumento da crise na Segurança Pública do estado. Com a aposentadoria de 390 policiais civis e 60 delegados, a falta de efetivo policial pode aumentar a distorção no número de policiais para promover a segurança da população.

Ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão, Cutrim afirmou que não há mais investimento na permanência de policiais nos quadros do estado. Isto acontece porque não há condições de trabalho dignas, remuneração aos policiais é insignificante diante dos riscos que o trabalhador corre e há uma verdadeira crise de falta de comando na Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Cutrim afirmou que, assim como ele, toda a população está preocupada com o clima de intranquilidade instalado no estado, mas o caos vivido com a falta de segurança parece não sensibilizar o governo do estado, que mantém o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, no cargo.

“A criminalidade aumenta a cada dia porque não há mais autoridade por parte do Governo. Aqui, o crime organizado resolveu enfrentar o estado,” disse em discurso na Assembleia Legislativa na última quarta (20) ao afirmar que a Segurança Pública é sua bandeira de luta.

Cutrim lamentou o fim dos trailers policiais – que serviam para fazer a guarda em diversos bairros da cidade. A decisão de desativá-los foi tomada pelo Governo de Roseana Sarney após a execução de um policial que estava trabalhando sozinho em um sábado à noite.

Os trailers, segundo Raimundo Cutrim, representavam “a presença visual da polícia próxima do cidadão” e evitava a incidência de crime, já que a polícia estava ali presente. Cutrim lembrou ainda que esta inovação, implantada durante sua gestão à frente da Secretaria de Segurança Pública, teve efeito na vida das pessoas. O estado resolveu desativar quando não teve mais controle sobre a criminalidade, que resolveu enfrentar as autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *