Educação em primeiro lugar

Editorial de O Imparcial

edivaldoeducaçãoA educação é sem dúvida pilar importante na construção de qualquer sociedade, que se propõe sustentavelmente desenvolvida. Investir neste setor demonstra sensibilidade e visão de gestores públicos. Em uma cidade como São Luís, com seus mais de um milhão de habitantes e com problemas sociais cada vez mais desafiadores, cada ação adotada pelo poder público é digna de reconhecimento.

O anúncio da abertura de processo seletivo para contratação de 650 novos professores, feito pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior na última quarta-feira é tão importante quanto simbólico. Além de apontar para a redução do déficit de mestres nas escolas da rede municipal, resultado da desatenção dada ao setor nos últimos anos, realça a política acertada de valorização da educação. Atitude que começa por um dos mais relevantes agentes do processo ensino/aprendizagem: o professor.

A despeito das dificuldades administrativas encontradas, em apenas 10 meses de governo, de forma gradual, mas muito segura, a gestão Edivaldo imprime nova feição à educação do município. Começou por regularizar o ano letivo. Uma significativa conquista diante do cenário encontrado com crianças e adolescentes perdendo mais de metade do ano letivo de 2012. A implantação das três primeiras escolas com educação integral. A valorização dos profissionais da educação com reajuste salarial de 9, 5% um dos maiores índices registrados no estado e do município nos últimos anos. Benefícios reivindicados há anos pelos professores, como progressões, titulações e 1/3 de hora atividade foram reconhecidos e implantados.

Todas estas ações somadas a atitudes como o reforço no orçamento para 2014 demonstram a prioridade do governo Edivaldo Júnior com a educação. O concurso público para professores e a implantação do maior programa de construção de creches do município, que prevê 25 unidades, das quais 13 já contratadas para iniciar ainda este ano, além de dez escolas mostram que há um arrojado plano capaz de transformar o conceito de educação na cidade.

Aliado a este conjunto de ações no campo educacional da cidade estão iniciativas pouco comuns na política local, que é dar continuidade a ações exitosas de gestões anteriores. É o caso do programa do leite gratuito para as crianças, que será retomado com possibilidade de ampliação dos beneficiados.

É isso que se espera do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, eleito em meio a um mar de expectativas da população, mas que com firmeza e equilíbrio tem arrumado a casa e vem construindo um cenário promissor para a educação de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *