Programa do Leite pronto: diretores serão capacitados para distribuição

Prefeito Edivaldo garantiu retorno do Programa do Leite em São Luís.

Prefeito Edivaldo garantiu retorno do Programa do Leite em São Luís.

Diretores e professores das unidades de ensino municipal, creches e escolas comunitárias conveniadas receberão orientações sobre a distribuição individual do leite do programa Leite na Escola, da Prefeitura de São Luís. O objetivo é orientar os gestores para o acompanhamento às etapas de execução do programa e no controle da distribuição.

“Vamos fazer um acompanhamento da distribuição do leite para que chegue a todos os alunos da rede municipal, conforme determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Antes, não havia um monitoramento desta natureza, conforme exige o programa. Dessa forma, vamos incentivar os alunos a melhorarem o rendimento e evitar a evasão escolar. Essa é a finalidade da ação: manter as crianças bem nutridas e saudáveis”, destacou a titular da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro.

Será discutido com os gestores a aplicação dos critérios para recebimento do leite como assiduidade, desempenho em sala de aula, situação social e outros fatores. O gestor educacional irá atuar como mobilizador dos alunos e pais, prestando informações e reforçando o trabalho da Semsa na avaliação. O acompanhamento dos estudantes será realizado por equipe de nutricionistas e assistentes sociais.

A partir das informações coletadas individualmente por amostragem, será elaborado um relatório situacional destes alunos quanto à vida escolar. Se for necessário, o aluno receberá a visita da equipe em casa que conversará com os pais do estudante. Os gestores, por sua vez, desenvolverão meios para melhorar o rendimento escolar.

A secretária Fátima Ribeiro destaca ainda a importância dos pais neste processo de acompanhamento. “Eles terão papel decisivo na permanência de seus filhos na escola, atendendo assim um dos mais importantes critérios para recebimento do leite”, comentou. Ela ressalta que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será parceira no processo de avaliação nutricional dos alunos.

A primeira reunião de capacitação dos gestores escolares será no dia 27 deste mês, às 14h, no Auditório Central UFMA, sob a coordenação da Semsa. As secretarias municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semcas) integram a gestão do programa e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) é o órgão fiscalizador.

Esta é a primeira de uma série de reuniões que serão promovidas pela Semsa, cujos encontros ocorrerão a cada três meses. Em março de 2014, ocorrerá outro encontro, ocasião em que será feito o relatório geral dos primeiros resultados alcançados pelo programa Leite na Escola.

 

ALCANCE DO PROGRAMA

O leite vai ser distribuído aos 138.336 alunos das unidades de ensino básico e escolas comunitárias do município, escolas filantrópicas, creches e centros conveniados. O programa do leite será ampliado para beneficiar a população em situação de rua, priorizando as gestantes, por meio de parceria com a Semcas, responsável por atender essa população por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). O leite distribuído pelo programa servirá como complemento e reforço da alimentação.

O programa Leite na Escola foi criado na gestão anterior e interrompido em novembro do ano passado, sendo retomado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O processo licitatório iniciou em janeiro e após várias intervenções judiciais das empresas envolvidas no processo, sofreu adiamento, sendo concluído mês passado. O objetivo programa é reduzir a evasão escolar e garantir aos alunos da rede municipal um complemento nutritivo à alimentação. A ação atende alunos devidamente matriculados e assíduos na escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *