Prefeitura e governo do estado discutem municipalização da educação

educaçãoOs dois lados demonstrando maturidade. Os secretário estadual e municipal de Educação, Pedro Fernandes e Geraldo Castro, sentaram à mesma mesa para debater a municipalização do ensino de São Luís.

O promotor da Educação Paulo Avelar destacou a relevância da consciência social e da parceria dos gestores municipal e estadual e declarou que a municipalização é uma tendência justa, mas que deve ser executada com cautela e responsabilidade. O representante do MPMA considerou ainda a preocupação com as contrapartidas na transferência de alunos para a gestão pública municipal, que prevê acordos e negociações para a manutenção da qualidade do ensino aos alunos.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, a municipalização tem a prerrogativa de proporcionar maior alcance da educação e mais qualidade a estrutura física e pedagógica. “O que fica claro a partir da nossa discussão é que temos dois âmbitos federativos trabalhando com o mesmo intuito: o de garantir a inclusão das crianças e adolescentes na escola e de aperfeiçoar firmemente o processo educacional, a partir dos encaixes e ajustes necessários na distribuição dos alunos”, afirma.

“Nossa intenção é racionalizar para somarmos ações e prestarmos todos um serviço melhor à população”, concordou Pedro Fernandes, secretário Estadual de Educação. Ambos os gestores reiteraram o esforço para ampliar a oferta de vagas e assegurar as matrículas do Ensino Fundamental do ano letivo 2014.

Ainda na tarde desta quinta-feira (12), representantes das Secretarias municipal e estadual estiveram juntas novamente para abordar o modelo a ser adotado no processo de transição. A partir do cruzamento de dados, de um mapeamento das escolas e dos alunos, o grupo pretende balizar as diretrizes do início da municipalização em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *