Semed fortalece parcerias com a área do esporte

Técnico da seleção de Beach Soccer, Chicão, com o secretário de educação Geraldo Castro.

Técnico da seleção de Beach Soccer, Chicão, com o secretário de educação Geraldo Castro.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, recebeu a visita da jogadora lateral da Seleção Maranhense de Basquete, Iziane Marques, e do técnico da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Francisco Castelo Branco, o ‘Chicão‘. Durante o encontro, o titular da pasta reforçou o compromisso da Prefeitura de São Luís em promover investimentos na área do esporte na Educação, enquanto os esportistas destacaram exemplos de atletas que foram descobertos nas escolas municipais.

Geraldo Castro aproveitou a ocasião para convidar Iziane e Chicão a participarem da entrega dos troféus na final dos Jogos Estudantis e da Juventude de São Luís, no próximo dia 18. O gestor louvou ainda a boa representatividade dos maranhenses no cenário nacional e incluiu a história esportiva deles no rol de exemplos motivacionais para os alunos, em nível local.

.Para o secretário, a associação entre esporte e educação favorece o processo de formação cidadã dos alunos. “A prática desportiva aliada ao ensino regular fortalece a aprendizagem e fomenta tanto o desenvolvimento individual quanto social do aluno. O esporte é, na conjuntura da educação global, um mecanismo forte para a retirada de elementos danosos às crianças e aos jovens, como a marginalidade e as drogas. Ao mesmo tempo, ele agrega conceitos importantes no amadurecimento do caráter dos alunos, e deve, por isso, ser valorizado”, frisa Castro.

Geraldo e Iziane.

Geraldo e Iziane.

Na ocasião, os medalhões maranhenses reiteraram o valor do estímulo ao esporte e da aplicação da diversidade de modalidades nas escolas, que são celeiros naturais de atletas. Chicão, que também é treinador da Seleção Maranhense Sub-15 de futsal, destacou que o gosto pelo futsal e o talento de dois alunos da U.E.B. Major Augusto Mochel (Maracanã) renderam um convite para que os atletas pudessem representar o estado. O treinador relatou que conheceu os alunos Andrey Weiderson e Deivid Arouche durante um treinamento realizado voluntariamente com os jovens da escola.

 A ênfase na educação integral e de qualidade, que englobe formação cultural e esportiva, é uma política da gestão Edivaldo Holanda Júnior. O investimento local do município no esporte nas escolas já traz resultados: no mês passado, uma equipe de handebol da categoria Juvenil Masculino, treinada na U.E.B. Santa Clara, participou da 16ª Taça Campina Grande de Handebol, no estado da Paraíba, e trouxe para São Luís medalha de bronze na competição.

Para a jogadora Iziane Marques, a unidade em torno da temática é fundamental para que novos talentos sejam descobertos e haja amplificação dos benefícios. “Fico muito feliz com essa parceria e pela conscientização de que esporte também é educação, pois faz com que a criança, além de crescer de forma mais saudável, possa ter mais oportunidades. A prática esportiva cria hábitos que são para a vida, por isso é importante que essa parceria se estenda para possibilitar o acesso de outras crianças ao esporte”, finaliza Iziane.

2 pensou em “Semed fortalece parcerias com a área do esporte

  1. Fiquei muito feliz em saber q o Prefeito Edivaldo Holanda Jr. e toda sua equipe da SEMED apoiam o esporte maranhense. São Luís Estava realmente precisando desse incentivo. Parabéns pela matéria Clodoaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *