TRE reforça segurança para última semana do recadastramento

TRE-MA discute estratégias para os últimos dias de recadastramento.

TRE-MA discute estratégias para os últimos dias de recadastramento.

Faltando exatamente uma semana para encerrar o recadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) já está preocupado com a segurança nos postos de recadastramento, onde as filas e os problemas dos eleitores podem causar muita confusão. O prazo encerra em 19 de dezembro.

O presidente do TRE, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, reclama que existem muitas reclamações dos usuários, mas alerta que o problema foi destes terem deixado para a última hora. “Já foram registrados tumultos no Fórum Eleitoral (Madre Deus) e no posto itinerante instalado na Vila Janaína, além de muitas reclamações em vários outros locais onde estamos atendendo. Infelizmente, apesar de todos os nossos esforços desde o mês de março, um número muito grande de eleitores deixou para se recadastrar apenas no final do prazo”.
Por isso, os dirigentes do TRE pediram auxílio ao comando da Polícia Militar para evitar novas ocorrências. “O nosso interesse sempre é manter a ordem social e é isto que faremos”, garantiu o tenente-coronel Marcos Alves, comandante do Policiamento Metropolitano, que já vistoriou pessoalmente todos os postos.

Os desembargadores Bernardo Rodrigues e Froz Sobrinho e o juiz Fernando Mendonça (diretor do Fórum Eleitoral e titular da 91ª ZE) decidiram, ainda, que os eleitores que não efetuarem o recadastramento biométrico até o dia 19 de dezembro de 2013, apesar de terem os seus títulos cancelados, terão a oportunidade de se regularizarem a partir do dia 7 de janeiro de 2014, isto porque entre 20 de dezembro e 6 de janeiro a Justiça Eleitoral estará de recesso.

A meta do TRE-MA era recadastrar em São Luís 90% do eleitorado que votou nas eleições 2012, ou seja, 492.093 de 546.770 eleitores. Até esta terça-feira, 10 de dezembro, se recadastraram 503.409 (92,1%).

Os eleitores que não agendaram atendimento só podem realizar o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral, das 8h às 18h, inclusive no sábado e domingo. Eles recebem senhas, que são distribuídas de acordo com a capacidade de atendimento do local, e devem aguardar por ordem de chegada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *