Honorato engrossa o jogo na briga pela presidência da Câmara

Clima de disputa entre Astro de Ogum e Honorato será mais intenso este semestre

Clima de disputa entre Astro de Ogum e Honorato será mais intenso este semestre

O vereador Honorato Fernandes (PT) retornou à Câmara Municipal disposto a ir para o confronto com o presidente em exercício da Casa, Astro de Ogum (PMN). O petista parece estar disposto a endurecer o jogo de olho na presidência da Casa. Os dois são os principais candidatos ao cargo de chefe do Legislativo a partir de 2015. Mas a eleição será em junho deste ano e são cinco meses para que utilizem as cartas que têm na manga.

Em discurso proferido na tribuna da Casa na manhã desta segunda-feira (17), Honorato soltou indiretas (ou até diretas) para Astro. O petista falou de seu compromisso com o Partido dos Trabalhadores, destacando o aniversário da legenda e encerrou o discurso falando em transparência e igualdade. Astro entendeu que o recado era que a Câmara não tinha transparência e a presidência não estaria tratando os vereadores com igualdade.

Astro retrucou: “vereador, nós tratamos todos com igualdade. E as ações da Casa têm transparência”. Honorato não replicou, e deixou implícitas suas colocações.

O clima de disputa antes velada promete ser aberta com a proximidade da eleição da Mesa Diretora. O jornal O Imparcial publicou matéria tratando da intenção de Honorato de disputar a presidência e colocar o PT no jogo sucessório.

Honorato esteve com o presidente do PT, Raimundo Monteiro e o Secretario de Organização nacional Florisvaldo de Souza na última sexta-feira

Honorato esteve com o presidente do PT, Raimundo Monteiro e o Secretario de Organização nacional Florisvaldo de Souza na última sexta-feira

A jogada é que o PT deverá impor algumas condições ao governo do estado para a aliança com o PMDB e uma delas seria o apoio da governadora à candidatura do PT à presidência da Câmara Municipal de São Luís. Assim, se Honorato entrasse na disputa avalizado pelo Palácio dos Leões e o Palácio de La Ravardiére, acabaria qualquer disputa a partir daí.

Mas para isso, o petista tem se aproximado mais das instâncias partidárias, de onde não era muito afeito. Nos últimos meses, tem participado ativamente das atividades do PT e articulado a engenharia política com a Executiva nacional da legenda.

Em entrevista a jornalistas na Casa, o petista disse que ainda não está decidido sobre a proposta do partido de disputar uma vaga na Câmara Federal e não fala ainda sobre candidatura à presidência. “Qualquer projeto que eu esteja envolvido será discutido com o PT. Estou cada vez mais próximo do partido, do projeto de reeleição da presidente Dilma e do fortalecimento das nossas bancadas federal e estadual”.

Embora não queira falar abertamente sobre presidência, Honorato já demonstra que engrossará o jogo na Câmara. Mas Astro conhece o caminho daquele parlamento e também já está utilizando as pesadas armas que possui sentado na cadeira de presidente para convencer os vereadores a votarem nele. A disputa então deverá esquentar nos próximos capítulos.

3 pensou em “Honorato engrossa o jogo na briga pela presidência da Câmara

  1. Honorato é melhor. Nas mãos desses caras aí a Câmara só se afundou como o caso do Bradesco. Não se sabe o que esses caras fazem com o dinheiro da Câmara. Aliás, ninguém fala mais nesse caso? O que aconteceu com a Célia? Não vão prender ninguém?

  2. Pereirinha, Astro de Ogum e Francisco Carvalho representam tudo de antigo e de práticas condenáveis que os brasileiros querem enterrar na política de nosso país. O caso do Bradesco veio só demonstrar mais uma vez como eles se comportam na Câmara. O vereador Honorato, por sua vez, representa a mudança pois tem outra postura, outro perfil. Que os ventos de mudança que passaram pelo Brasil atinjam também a nossa Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *