“Pelotão ninja” começa a atuar em protestos em SP

Laura Maia de Castro – O Estado de S. Paulo

confrontoSÃO PAULO – Um “pelotão ninja” da Polícia Militar, especializado em artes marciais e sem armas de fogo, atuará pela primeira vez na manifestação marcada este sábado no centro de São Paulo. O ato intitulado “Não vai ter Copa” está marcado para as 17h, na República. Até às 13h, mais de 13 mil pessoas estavam confirmadas na página do evento no Facebook.

O capitão Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, explicou que a ideia dessa tropa é agir pontualmente. “Esse pelotão agirá de maneira pontual e vai utilizar recursos menos agressivos”. De acordo com Massera, a tropa estará uniformizada e armada com uma tonfa, espécie de cassetete com um suporte para segurar (em formato de L).

Bombas. Na manhã desta sexta-feira, 21, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) fez uma demonstração para a imprensa do potencial do artefato encontrado com o estoquista Fabrício Chaves, de 22 anos, na manifestação do dia 25 de janeiro. De acordo com a polícia, apenas parte da substância encontrada dentro de latas de alumínio na mochila do manifestante foi usada na demonstração. Ao acender o pavio, a substância pegou fogo de forma localizada soltando um pouco de fumaça. Depois de alguns segundos a quantidade de fumaça aumentou, mas não houve explosões.

“A queima feita aqui foi de uma quantidade bem menor do que a encontrada (com os menifestantes Fabrício Chaves e Marcos Rosencrantz no dia 25 de janeiro). Era uma lata de cerveja cheia, disse o capitão do Gate Ricardo Folkis. Ele explica que o material não é explosivo, mas sim incendiário. “Dependendo do local que pegasse e o tempo de contato com a chama, poderia até causar a morte de uma pessoa”. Segundo a PM, a composição é feita de açúcares e outras substâncias que, por questões de segurança, não foram reveladas.

O Gate também fez a demonstração da explosão de um rojão de vara como o que atingiu o cinegrafista Santiago Andrade no Rio de Janeiro. Poucos segundos após ser acionado, o rojão chegou em grande velocidade a uma distancia de pelo menos 50 metros antes de explodir. COLABOROU FABIO LEITE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *