60% da água é desperdiçada em São Luís

Sandra Viana
O Imparcial
aguaA água é um bem natural imprescindível para a sobrevivência humana, mas utilizado de maneira irracional já ameaça ser escasso. O desperdício, uso exagerado, poluição e as circunstâncias do desenvolvimento são questões a se pensar neste que é comemorado o Dia Mundial da Água (22 de Março) – pontos que contribuem para a gradativa escassez deste líquido. A Grande Ilha, abastecida por 10 sistemas – estações de tratamento, rede de distribuição e subestações – sendo o maior deles o Italuís, desperdiça 60% de toda a água utilizada, segundo dados da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Maranhão (Caema).
Ações de racionamento, preservação e conscientização são maneiras eficazes que devem ser adotadas para um uso consciente do produto. Encontrar casos de desperdício não é tarefa difícil. Não só as empresas de lava-jato, mas mesmo os moradores contribuem para esse gasto. São em atos simples como escovar os dentes, tomar banho e lavar louças e roupas que a população mais gasta. “Isso porque, enquanto realizam as atividades, as torneiras permanecem abertas”, aponta a bióloga Silvana dos Santos Marão. Por dia, uma pessoa gasta, aproximadamente, 180 litros de água ou 5.400 litros por mês. “A esta quantidade soma-se o que é desperdiçado e temos pelo menos 30% de água jogada fora”. Torneiras que passam o dia gotejando desperdiçam 1.400 litros em um mês; fluindo em filete sobe para 62 mil litros; correndo normalmente (lava jatos), gasta 135.400 mil litros por mês.
Adotar sistemas de tratamento e de reuso da água são medidas que podem diminuir o desperdício. “Atividades como a construção civil, lava-jatos e jardinagem seriam algumas a adotar a ideia”, sugere a bióloga. O reuso consiste na construção de sistemas que favoreçam a reutilização de água. Na construção civil, por exemplo, os imóveis podem incluir aparelhos de reaproveitamento. “Esta água seria empregada na lavagem de jardins, plantas e descargas”, diz. Este tipo de sistema trata a água usada nos condomínios e só após é dispensada. O Plano Diretor dos municípios trata do tema e determina projetos de contenção do desperdício. “Essas medidas devem ser postas em prática pelas gestões e cobradas pela população”, conclui Silvana Marão.

Bem finito
A água é o maior bem natural, sem a qual o homem não sobreviveria; e é finito, porque apesar de dois terços do planeta serem constituídos por água, 97% é salgada e apenas 0,0008% é potável, ou seja, própria para consumo; os outros 2% formam geleiras inacessíveis. O Brasil agrega 12% da água doce disponível no mundo, porém, mais da metade – 54% – desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país. “O mais grave é que grande parte das reservas de água potável – rios, lagos e represas – estão sendo contaminadas pela ação humana”, ressalta a bióloga Silvana dos Santos Marão

Comemoração
O Dia Mundial da Água foi instituído em assembleia geral das Nações Unidas, que adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993. As determinações seguem as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. Com isso, os Estados foram convidados a dedicar o dia para atividades de conscientização

Como preservar
– Usar somente a água necessária;
– Ter atenção a vazamentos e na lavagem de calçadas e veículos;
– Fechar a torneira enquanto realiza atividade de rotina (lavar louça, escovar dentes, fazer barba etc);
– Não usar vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, pois gasta mais água e podem gerar entupimento;
– Manter válvulas de descarga reguladas para evitar desperdício;
– Evitar tomar banhos demorados: cinco minutos de chuveiro são suficientes;
– Ao lavar louça, por água com detergente até a metade da pia e deixá-la de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.

2 pensou em “60% da água é desperdiçada em São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *