Possível desistência de Roseana inicia guerra por indicação ao Senado

Edinho, Gastão, Fernandes e Edmar querem concorrer ao Senado pelo grupo da governadora

Edinho, Gastão, Fernandes e Edmar querem concorrer ao Senado pelo grupo Sarney

Caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) não esteja blefando mais uma vez e realmente tenha desistido da candidatura ao Senado, ela consegue esfriar a guerra dentro da base aliada entre os que queriam Luís Fernando e os que queriam Arnaldo Melo governador tampão. Porém, assim que “anunciou” a desistência, uma movimentação frenética começou entre os caciques da base aliada do governo. São pelo menos quatro fortes e com bons argumentos querendo ser candidato ao Senado com o apoio de Roseana.

Primeiro a se movimentar sem nenhuma cerimônia, o suplente de Senador Edinho Lobão (PMDB), que está no exercício do mandato, manifestou que desejava ser candidato e tentou acertar com a própria governadora a candidatura. Edinho tem ameaçado que se sua família continuar a ser desprestigiada pelo grupo Sarney, irá apoiar a candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo.

Há pelo menos dois anos, o ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB) é sempre apontado como o primeiro da fila caso a governadora não seja candidata. Vendo a concorrência jogar pesado contra suas pretensões, Gastão também já se movimentou e avisou que estava no jogo. Gastão deixou assegurada suas bases para reeleição a deputado federal, mas sempre esteve de olho em uma possível desistência de Roseana, que agora parece se concretizar.

Quem também não faz muito barulho, mas está nessa briga é o secretário de Educação, Pedro Fernandes (PTB). O secretário foi muitas vezes apontado como nome que seria 1º suplente de Senador de Roseana. Ele também alega que a vaga que será aberta no Senado hoje pertence ao PTB, partido do Senador Cafeteira, e por isso, deve ser chamado para discutir a indicação.

Correndo por fora está o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, que nega de pés juntos qualquer pretensão ao Senado. Mas Edmar, que também tem uma família influente no cenário político maranhense, e ele, mesmo, depois de tanto tempo na presidência do TCE, tem uma força política considerável dentro do Estado.Caso bata o pé e ameace romper se não for indicado, pode causar um prejuízo enorme ao grupo Sarney.

A guerra está declarada e cada um entra com suas armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *