Prefeitura entrega leite para alimentação de pessoas em situação de rua

Entrega de Leite_Centro Pop_260314_foto Honório Moreira__2445A distribuição de leite promovida pela Prefeitura de São Luís não contempla apenas as escolas municipais. Nesta quarta-feira (26), as titulares das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa) realizaram a entrega oficial do leite que será usado na alimentação diária dos usuários dos Centros de Referência para População de Rua – Centro-Pop, mantidos pela Semcas no São Francisco e na Cohab. A expansão do Programa em benefício de pessoas em situação de rua segue determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Esta ação é apenas um pedacinho do trabalho maior que é necessário para atendimento a essa população. Ninguém está na rua porque quer e é nosso papel ser a ponte para que essas pessoas tenham a mudança de vida que precisam”, declara a secretária da Semcas, Andréia Everton.

Ela lembra ainda que os centros-pop funcionam como referência de capacitação para esta parte da população de São Luís, que está em situação de rua, e o leite é necessário nesta prestação de serviço porque a maioria dos usuários está em tratamento e faz uso diário de medicamentos.

Segundo a secretária da Semsa, Fátima Ribeiro, esta ação é uma deliberação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e o cumprimento atende à determinação do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. “Esta ação ainda é pequena, mas significativa, e representa o nosso compromisso, como gestores, com todos os públicos dessa cidade”, diz a titular da Semsa.

Esta parceria intersetorial garante, mensalmente, a entrega de 50kg de leite para atender aos dois Centros de População de Rua mantidos pela Semcas. O usuário João Simião, de 38 anos, e que vem da cidade maranhense de Bacabal, acredita que “este leite é bem vindo porque a alimentação no Centro-Pop não falta, mas às vezes o café da manhã não é como deveria ser porque o recurso é pouco”. Ele declara ainda que frequenta o Centro porque se sente protegido, além de saber que lá terá uma refeição garantida. “A coordenadora está conseguindo tirar meus documentos e aí eu quero conseguir um trabalho e deixar as ruas”, conclui o usuário.

CENTRO POPULAÇÃO DE RUA

Nos Centros-Pop os usuários têm atendimento das 8h às 17h, diariamente. Higiene, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos são parte das atividades que eles encontram nesses equipamentos da Prefeitura de São Luís. Na unidade do São Francisco, a média de atendimento chega à marca de 30 usuários diariamente.

4 pensou em “Prefeitura entrega leite para alimentação de pessoas em situação de rua

  1. Muito boa essa iniciativa, pois em nossa cidade é necessário dar atenção á essas pessoas necessitam dessa ajuda, espero que entre outras ações venham a serem feitas nesses centros de referências.

  2. Que bela inciativa. Tão bom ver que tem uma gestão que se preocupa com os mais carentes. Uma parte da população que tanto sofreu esquecimento. Espero sinceramente que isso seja o começo de várias outras coisas que o prefeito tem a fazer. gostei, gostei!

  3. Parabéns a prefeitura pela ação, ainda mais pela criação destes Centros pops. Eu passo todos os dias em frente a um e já me deparei com cada cena de pessoas que chegam para pedir abrigo ou comida, é muito triste. Uma bela iniciativa da prefeitura atender e dar assistencia a estas pessoas que são vitimas de um sistema injusto e muitas vezes não podem contar nem com os familiares.

  4. Bela iniciativa da prefeitura. ajudar essas pessoas saber da história e o que levou elas a viver essa situação é o primeiro passo para dar inicio a um projeto maior, que de dignidade a essas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *