Ações para melhoria da mobilidade urbana de São Luís a caminho

Hoje, a mobilidade é o principal problema para ludovicenses

Hoje, a mobilidade é o principal problema para ludovicenses

A Prefeitura de São Luís planeja uma série de ações de mobilidade urbana de impacto para superar os problemas que têm gerado congestionamento na cidade e travado o sistema de transporte público. Um conjunto de medidas, com ações, intervenções e implantação de novas ferramentas, será colocado em prática nos próximos meses, possibilitando melhorar o fluxo do trânsito, garantir segurança aos usuários do transporte público e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

Ao dar posse ao novo secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior solicitou respostas rápidas para superar o colapso iminente do sistema de trânsito e transporte público urbano. A maioria das ações adotadas é de caráter emergencial. “A mobilidade urbana é uma prioridade em nossa gestão. As ações se somarão às obras estruturantes, que virão em seguida para reforçar nosso compromisso com a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”, afirmou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

As medidas adotadas pela Prefeitura antecipam obras estruturantes, como a construção do corredor de transporte de São Luís. Os recursos para construção do corredor e investimentos em obras de mobilidade urbana foram garantidos pela presidente Dilma Rousseff durante lançamento do PAC 2 Mobilidade Urbana. O corredor vai ligar o bairro do São Francisco a Cohab, num percurso de pouco mais de 10 quilômetros, com faixa exclusiva para ônibus.

O corredor vai utilizar uma planta comum do governo do estado e Prefeitura de São Luís encaminhada ao Ministério das Cidades que, sem ônus, elabora estudo de viabilização técnico-econômica do transporte coletivo na capital maranhense. A Prefeitura de São Luís aguarda o Ministério dos Transportes concluir o estudo de viabilização econômica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Um diagnóstico realizado por técnicos da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) aponta a necessidade imediata do processo de remodelagem do transporte público. O procedimento está em curso desde o início deste ano.

A atualização da bilhetagem eletrônica e instalação de biometria facial se projetam como uma das medidas emergenciais para drenar a evasão de recursos dos cofres da Prefeitura de São Luís causada pela fraude. Segundo o diagnóstico, R$ 2,5 milhões são desviados mensalmente do sistema de transporte.

Modificações de trechos que convergem para o centro a partir de bairros como Anil e Renascença, encampada no grupo das ações de curto prazo, serão adotadas com propósito de aumentar a velocidade média nos principais corredores de trânsito da cidade.

A melhoria da qualidade dos serviços prestados pela SMTT inclui ações continuadas, como a substituição de abrigos deteriorados em pontos de ônibus e instalação de novos. Até o final deste ano, a Prefeitura planeja instalar 220 novos abrigos. No ano passado, foram colocados 80 novos equipamentos.

Os novos modelos, com maior capacidade de oferecer conforto aos usuários do transporte público, começaram a ser instalados na região do centro histórico da cidade. Até o mês de junho serão implantados 50 novos abrigos nos principais corredores e vias de transporte.

O secretário da SMTT adianta algumas modificações emergenciais a serem adotadas dentro dos próximos dias para dar maior agilidade ao trânsito. “Será estabelecida mão única na rua do antigo Jaguarema, sentido da Avenida Santos Dumont, e também na Rua do Aririzal”, pontua o secretário. Ele ainda citou criação de corredores exclusivos para ônibus, táxis e carros pesados, instalação de novos jogos semafóricos e adoção de retornos de quadras.

5 pensou em “Ações para melhoria da mobilidade urbana de São Luís a caminho

  1. É esperamos que essas ações sejam feitas logo, apesar do pouco trabalho deenvolvido pela smtt, acredito que com Canidé possamos mudar essa realidade. só a luta muda a vida e acreditar tb coloca-se a favor p que as melhorias acontecam.

  2. É isso ai, preciso urgente dessas ações de mobilidade urbana para que tenhamos um trânsito melhor e um transporte público com qualidade, esperamos do senhor novo secretário que possa exercitar sua total experiência, para que possamos realmente ter uma cidade melhor e com maior fluidez!!!

  3. É isso que a população quer ler. Ações que podem ser implantadas em nossa cidade nessa questão que tanto é foco na cidade: mobilização. Fiquei satisfeita com a matéria e espero que isso seja colocado em prática.

  4. de fato a mobilidade urbana é o nosso grande problema. eu saio de casa pro trabalho e às vezes demoro 2h pra chegar num percurso que demoraria no máximo 45min e assim como eu muitos passam pela mesma situação. o prefeito tem conseguido recursos e espero que as melhores formas sejam estudadas pra que a prefeitura crie as melhores alternativas pra fluir o trânsito.

  5. ESSE PREFEITO tem implantado o ATRASO NESTA CIDADE.

    esse programa do corredor de TRANSPORTE, diga-se de passagem, PROJETADO E APROVADO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL por JOAO CASTELO, já deveria estar em andamento, MAS A INOPERÂNCIA DO EDIVALDO é tamanha que só agora ele vem FALAR DISSO, imagine quando começar.

    e falar que mobilidade urbana é PRIORIDADE, e vem e esconde o VLT, é uma contradição descarada. EITA QUE A CIDADE TÁ ENTREGUE A AMADORES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *