Osmar Filho destaca primeira unidade especializada em Neurocirurgia de São Luís

Foto: Paulo Caruá

Foto: Paulo Caruá

A implantação da primeira unidade especializada em Neurocirurgia da rede municipal de saúde, no Hospital da Mulher, foi destaque na sessão desta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de São Luís. O importante avanço obtido no setor público de saúde na gestão do prefeito Edivaldo Jr. foi destacado pelo líder do governo na Casa Legislativa, vereador Osmar Filho (PSB).

“Eu e os membros da Comissão de Saúde desta Casa estivemos presentes, no sábado, no ato que marcou o funcionamento da unidade de atendimento especializado de alta complexidade em neurocirurgia, no hospital da Mulher (Anjo da Guarda). São equipamentos modernos disponibilizados em ambiente climatizado que oferece total conforto e segurança aos pacientes”, afirmou Osmar Filho.
Ele enfatizou o esforço do prefeito Edivaldo Jr. e da secretária Helena Duailibe em oferecer atendimento de qualidade à população de São Luís. O parlamentar afirmou que a unidade vai melhorar o atendimento prestado à população e desafogar os Socorrões. Os pacientes com aneurisma, tumores cerebrais e traumatismo raquimedulares serão retirados dos Socorrões, ampliando assim a rede de retaguarda.
Ao responder questionamentos do vereador de oposição Fábio Câmara (PMDB), o líder do governo esclareceu que a secretaria de Saúde preencheu todos os requisitos técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde para o credenciamento da unidade e o recebimento de recurso federal.
Outros vereadores também se revezaram na tribuna para elogiarem o trabalho do prefeito e da secretária de Saúde, entre eles Pavão Filho (PDT), Rose Sales (PCdoB), Francisco Chaguinhas (PSB) e Edmilson Jansen (PTC). Os parlamentares elencaram melhoras substanciais já alcançadas, mas também reconheceram problemas existentes na área de saúde, dificuldades enfrentadas por grande parte dos municípios brasileiros.
Na avaliação do vereador Pavão Filho (PDT), os gargalos existentes na saúde pública de São Luís são um legado de décadas e as respostas não podem ser dadas de uma hora para outra. “O prefeito colocou no cargo a doutora Helena, uma pessoa competente, séria, preparada e que todos nós conhecemos a sua trajetória. Ela vem fazendo um grande trabalho e, na medida do possível, vem dando as respostas necessárias”, afirmou. Na mesma linha, a vereadora Rose Sales disse que é testemunha do comprometimento da equipe da Semus.
O vereador Francisco Chaguinhas, por sua vez, declarou que medidas efetivas estão sendo tomadas para melhorar a gestão da saúde. “A nossa colega vereadora Helena tem se esforçado bastante; é preciso avançar muito mais para que a população ludovicense seja mais bem atendida”, disse.
Já o parlamentar Edmilson Jansen (PTC) explicou, em resposta ao vereador Fábio Câmara, que a estrutura da unidade especializada em Neurocirurgia é de primeira qualidade e está no mesmo nível das existentes em hospitais particulares de São Luís.
A primeira unidade especializada em Neurocirurgia foi inaugurada no último sábado (26) pelo prefeito Edivaldo Jr., junto da secretária de Saúde, Helena Duailibe. O local dispõe de atendimento especializado e de alta complexidade em Neurocirurgia e conta com quatro salas de enfermaria e 11 leitos, além de cinco leitos de unidade de cuidados intermediários e centro cirúrgico.
REESTRUTURAÇÃO
Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo Jr., a Semus adotou um novo modelo de trabalho para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde. As ações beneficiam várias unidades, especialmente as de urgência e emergência, abrangendo os hospitais da Criança, Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II). Entre as ações estão parcerias institucionais, mutirões para cirurgias e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *