PT e PSDB: dois gigantes nacionais que no Maranhão estão sem rumo

ptpsdbOs dois partidos que nos últimos 25 anos polarizam a disputa pelo poder nacional não conseguem no Maranhão construir fortes lideranças para ter um projeto consistente em uma situação como a que está hoje posta no Maranhão. Seja de que lado for, PSDB e PT decidirão quase na última hora sua posição e onde se posicionarem, entrarão em um barco cheio, espremido.

O PSDB que foi um partido importante na Era Jackson Lago, teve atuação e participação destacada na aliança do pedetista e na oposição. Mas após a morte de Jackson, os tucanos ficaram sem rumo, namorando um pouco o governo e um pouco a oposição e sempre com um receio de projeto próprio. O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), centralizador nas decisões do partido, teve muito da culpa pela situação da legenda hoje. Não fosse por Castelo, hoje Roberto Rocha poderia ser o grande expoente do PSDB para ser protagonista. O PSDB elegeria um Senador pelo Maranhão, dando musculatura ao Estado nas decisões nacionais da legenda.

O PSDB chega a seis meses antes das eleições tendo que definir o que é “menos ruim” para o partido, por não ter tido posição firme antes, nem criado lideranças.

O Partido dos Trabalhadores, que está há 10 anos no poder, não conseguiu se desenvolver no Maranhão. Mesmo ocupando todos os cargos estratégicos nos órgãos federais e tendo por algum tempo secretarias estaduais importantes, o partido não conseguiu estabelecer um projeto, fazer um “Lula” maranhense. Até o deputado Bira do Pindaré, que tinha todas as características para crescer e se tornar uma grande liderança, deixou o partido.

Os petistas chegam a seis meses do pleito com jeito de que lançarão candidatura própria sem pé nem cabeça para tentar eleger um ou dois deputados estaduais e um ou dois deputados federais. Poderia ser um momento para o partido recomeçar e lançar uma candidatura própria com força para daqui a oito anos, chegar ao poder (coisa de quem tem projeto).

Mas PT e PSDB no Maranhão são partidos circunstanciais demais e continuarão sem honrar a grandeza nacional das duas legendas por aqui.

 

1 pensou em “PT e PSDB: dois gigantes nacionais que no Maranhão estão sem rumo

  1. Realmente concordo que o PT não tem nome nenhum hoje no Maranhão, tem apenas tempo de TV. Já o PSDB tem melhores nomes e são mais espertos, Desde ano passado Dino mandava recados ao PSDB que daria um bombom para recebe-los no seu grupo e Castelo que não é bobo ficou calado, hoje Dino está oferecendo uma loja de bombons para conquistar o PSDB. Quem foi esperto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *