Dilma vence no Maranhão seja com Flávio ou Edinho

Dilma: apoio oficioso a Flávio Dino..

Dilma: apoio oficioso a Flávio Dino..

Pela força do Bolsa Família no estado, a presidente Dilma Rousseff (PT) vencerá a eleição no Maranhão certamente. Os demais candidatos à presidência têm apenas que tentar diminuir a diferença. E a presidente também vencerá a disputa para o governo seja quem for o eleito. A presidente deu mostra nas convenções realizadas na última terça-feira (10) que não irá se meter na disputa maranhense, pois será aliada de seja quem for o eleito.

Na convenção do PDT que garantiu o apoio da legenda à petista, também foi confirmado o apoio a Flávio Dino (PCdoB). Debaixo do nariz de Dilma, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, sacramentou a aliança com Dino. Lógico que se o fez, teve o aval da presidente para tal. Dilma tem uma relação muito estreita com Flávio.

Apesar disso, a presidente não pode perder o PMDB, segunda maior bancada do Congresso, da sua coligação. E como a decisão de Sarney pesa muito dentro do PMDB, os petistas tiveram que aceitar a imposição de se aliar ao PMDB no Maranhão. O partido da governadora Roseana Sarney sacramentou a reedição do apoio a Dilma na última terça, com a garantia do apoio a candidatos a governador peemedebistas.

... e apoio oficial a Edinho Lobão. De qualquer forma ela ganhará.

… e apoio oficial a Edinho Lobão. De qualquer forma ela ganhará.

Com este cenário, a presidente não deverá participar da campanha no Maranhão. Primeiro porque teme a rejeição do grupo Sarney no estado, que pode lhe tirar valiosos votos. Depois, porque também não quer criar atritos maiores com o PCdoB, aliado histórico dos petistas. Ele sabe que tem boa votação garantida no estado, por conta do Bolsa Família. Assim, não tem porque arriscar perder votos ao lado do desgastado grupo.

Pela popularidade do lulismo no Maranhão, nem Edinho nem Flávio terão coragem de bater de frente contra Dilma. Por isso, ela pode não participar da campanha no estado que Edinho não fará nenhuma crítica pública. Da mesma forma, o comunista não reclamará do apoio oficial ao adversário e até aceitará até como gesto positivo o distanciamento da presidente.

Em resumo, Dilma ganha no Maranhão de qualquer forma, por isso, pouco liga para o pleito no Estado.

1 pensou em “Dilma vence no Maranhão seja com Flávio ou Edinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *