Quadro para o Senado agora é totalmente diferente

Disputa entre Roberto e Gastão começa agora

Disputa entre Roberto e Gastão começa agora

Muitos avaliaram com bases nas últimas pesquisas, que Roberto Rocha (PSB) não teria condições de vencer a disputa para o Senado federal contra o governista Gastão Vieira (PMDB). De fato, as pesquisas até ontem mostravam um empate técnico entre os dois pré-candidatos e como a máquina do governo fala mais alto durante a campanha, a tendência é que Gastão cresça mais. Porém, o quadro até ontem era completamente diferente.

A última pesquisa registrada e que pode ter os números divulgados (Pesquisa Exata/TV Guará), mostrava Castelo 36% dos votos, Roberto Rocha (PSB) 24% e Gastão Vieira (PMDB) 14%. Nas últimas pesquisas que não podem ser divulgadas, o quadro melhorou um pouco para Gastão. Porém, pelo desgaste ocasionado a Rocha com a pré-candidatura do tucano. O ex-ministro do turismo também foi beneficiado com a definição de que ele seria o candidato e Arnaldo Melo (PMDB) rifado do processo.

Este mesmo benefício agora quem passa a ter é Roberto Rocha. O vice-prefeito de São Luís foi muito prejudicado por um mês e meio com a pré-candidatura de Castelo. A incerteza afetou a cabeça do eleitor, da classe política, da imprensa e do empresariado sobre a possibilidade dele ser candidato.

O enfraquecimento fez com que Rocha tenha perdido terreno neste mês e meio e Gastão teve um fortalecimento. Agora, o quadro é outro, principalmente na cabeça do eleitor. Quando a pesquisa coloca o cenário apenas sem Castelo, mas em toda imprensa se coloca que Castelo é pré-candidato, a resposta não é a mesma de quando se tem a certeza de que o tucano não será candidato.

O jogo também também muda na consolidação de apoios políticos e empresariais em favor de Rocha. Ou seja, a vantagem que Gastão estava tendo neste período freia com a candidatura de Rocha consolidada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *