Em audiência com Bira, moradores dos bairros de Ribamar reclamam de abandono

Bira reunião g13 geralO presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), participou ontem (18) de uma grande audiência pública no município de São José de Ribamar. Os moradores convidaram os secretários da cidade com a finalidade de cobrar soluções para os problemas que as Vilas e bairros adjacentes enfrentam.

Transporte, saneamento básico, iluminação pública, preservação ambiental, trafegabilidade de ruas e vias, regularização fundiária, ocupação de espaços urbanos e feira pública compuseram a pauta de reivindicações apresentada pelos moradores aos secretários municipais de Ribamar e ao parlamentar estadual.

Arlete Any iniciou a atividade com a exposição dos slides que nortearam o debate e, ao se referir a situação das Vilas e bairros mais distante da sede do município, fez questão de informar: “Senhores secretários, eu gostaria de dizer que São José de Ribamar não é só onde tem essa igreja. Nos temos sido vítimas de um abandono histórico, inclusive, podemos afirmar que o eixo Parque Vitória – Parque Jair parou no tempo”.

Dentre todas as falas as principais reclamações se referiam a alta taxa de iluminação pública e péssimos serviços prestados, parada e quantidade de ônibus, infraestrutura, coleta de lixo, distribuição de água e, sobretudo, o abandono do bairro como um todo.

Para os moradores, se o prefeito Gil Cutrim – que não compareceu – não consegue tapar os buracos do “Parque Vitória”, regularizar a terra de Canudos Terra Livre ou garantir água para as comunidades de São José de Ribamar, é melhor que ele e o corpo de secretários sejam exonerados do cargo. Nas palavras do morador, “Peça para sair!”.

Após escutar e anotar todas as queixas do G13 e moradores, o deputado Bira do Pindaré sugeriu que os secretários de São José de Ribamar reúnam com o prefeito para organizar um Plano de Ação que deverá ser apresentado e realizado com prazos nas 13 comunidades.

Acatada a sugestão do parlamentar, o G13 fixou o prazo de 60 dias para que os secretários encaminhem e resolvam os problemas emergenciais listados pela comunidade, enquanto os outros deverão ter datas definidas para conclusão. A atividade, organizada pelo G13 – grupo organizado pelos moradores dos treze bairros que compreende a região do Parque Vitória ao Parque Jair, deverá promover a outra atividade em dois meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *