Encontro de miolos de boi será realizado nesta sexta-feira (11)

miolosNesta sexta-feira (11), será realizado o Encontro de Miolos de Boi com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). O boi é o personagem central da manifestação folclórica mais importante da cultura popular maranhense. Feito de madeira e bordado com tecido, fitilhos, canutilhos, miçangas e outros adereços, ele ganha vida e movimento com a ajuda de um dançarino, chamado de “miolo”.

O evento reunirá 150 miolos de boi na esquina da Rua Portugal com a Rua da Estrela (Canto da Cultura) no horário das 9h às 18h. “Além de mostrar a importância desse personagem para a cultura do bumba-meu-boi também fazemos homenagens a personalidades que são anônimas para quem não faz parte dos grupos”, explicou Zé Reis, organizado do evento há nove anos.

Este ano, será homenageado o miolo Ricardo Imperatriz, brincante do Boi União da Baixada, do bairro Monte Castelo, que faleceu ano passado. O evento terá início às 9h, com a exposição de “capoeiras” (armação de madeira) e couros de boi de vários sotaques, mostrando a riqueza dos bordados que faz parte de uma arte passada de geração a geração. Duas pesquisadoras falarão sobre a arte presente nos bordados e sobre a performance do miolo de boi.

Haverá também a participação das bandas da Guarda Municipal, do 24º BC do Exército Brasileiro e da Banda do Bom Menino. Às 18h, vários tocadores de pandeirão e matraca se reunirão para formar uma grande banda de percussão, junto com os cantadores do Boi da Madre Deus, para animar o cortejo que seguirá da Rua Portugal até a Praça Pedro II.

2 pensou em “Encontro de miolos de boi será realizado nesta sexta-feira (11)

  1. Viva São João, viva cultura linda que só me deixa mais orgulhosa de morar aqui nesta cidade. parabéns aos apoiadores evento melhor p se demonstrar comprometimento com a cultura de São Luís.

  2. Esse evento mostra a valorização da cultura e da pessoa q representa um dos principais personagens da festa junina q é o miolo do boi. Esse evento é uma justa homenagem a todos eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *