Festival Guarnicê: filmes para público infantojuvenil no teatro da Cidade

guarnice
A partir da terça-feira (22), às 9h, terão início as exibições dos filmes que integram a programação do 37º Guarnicê de Cinema, o maior festival deste gênero no Maranhão. O Teatro da Cidade de São Luís, equipamento cultural da Prefeitura, receberá duas mostras – a Mostra Guarnicêzinho e a Mostra Jovem, como parte do projeto Cinema em Todo Lugar.
O Projeto Cinema em Todo Lugar é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a organização do evento, e tem como proposta a exibição de filmes de cunho educativo em bairros da cidade e outros espaços culturais.
A Mostra Guarnicêzinho acontecerá até a sexta-feira (25), das 9h às 10h30, com sessões de filmes em curta metragem. Serão apresentados 3 ou 4 filmes por dia, divididos por blocos, e com classificação indicativa para crianças de 06 a 12 anos e para o público da Educação Infantil. Escolas públicas municipais estão previamente agendadas para participar das sessões.
Das 15h às 16h30, serão exibidos os filmes da Mostra Jovem, que tem os adolescentes e alunos do Ensino Fundamental e Médio como público alvo. Antes de cada exibição, o público receberá informações sobre a linguagem audiovisual e destaques sobre a programação.
“A ideia das duas mostras é promovermos a interação entre o Cinema e a Educação. Os filmes selecionados atendem às propostas didáticas que os currículos escolares têm exigido. Além de estimularmos a formação de plateia, o que esperamos é que as escolas possam trabalhar na sala de aula alguns dos temas apresentados nos filmes”, explicou Ione Coelho, integrante da curadoria das mostras.
SOBRE O FESTIVAL
O Festival Guarnicê de Cinema é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Realizado na capital maranhense desde 1977, o evento possibilita a difusão de expressões culturais através da mostra de filmes franqueadas ao público e durante trinta e seis anos conseguiu reunir e exibir significativo número de filmes e congregar realizadores audiovisuais de diversas procedências numa troca de experiências enriquecedoras no âmbito da arte cinematográfica.
O Guarnicê de Cinema é o quarto festival mais antigo do país e o segundo mais antigo promovido por universidades públicas brasileiras e tem como público alvo, além da comunidade universitária, todos os interessados nesta linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *