Moradores denunciam descumprimento de acordo por parte da Termoelétrica

Bira acompanha problemática do povoado em Santo Antônio dos Lopes

Bira acompanha problemática do povoado em Santo Antônio dos Lopes

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) esteve, na tarde de ontem (23), no município de Santo Antônio dos Lopes, para receber in loco a denúncia do povoado Reclama contra a Usina de Energia e Gás.

Na última sexta-feira (18), um grupo de moradores procurou a Defensoria Pública da União no Maranhão para solucionar o problema. A principal queixa dos moradores é o descumprimento do acordo que garante o reassentamento da comunidade num local afastado da Usina.

Segundo eles, o acordo prevê casa mobiliada, um ano de indenização no valor de um salário mínimo, escola, terreno para plantio e engenheiro agrônomo para orientar a plantação – já que a população vive da agricultura.

Três anos depois da assinatura do acordo e os moradores reclamam que as únicas mudanças sofridas foram: ar poluído, impossibilidade de trabalhar, impactos sociais, ambientais e à saúde da comunidade, além do perigo da área para criar os filhos.

Durante a visita, Bira demonstrou preocupação com o problema enfrentado pelos moradores do povoado Reclama e reafirmou apoio à luta da comunidade. Ele afirmou que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão acompanhará todo o processo, até para ajudar que o acordo seja cumprido com brevidade. O deputado federal Simplício Araújo (SD) já esteve na comunidade e também acompanha o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *