UFMA divulga programação do 37º Festival Guarnicê

cinemaA Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou nesta semana a programação oficial do 37º Festival Guarnicê de Cinema. A solenidade de abertura acontecerá na segunda-feira, 21, às 19h, no Cine Praia Grande, em São Luís (MA), com exibição do longa-metragem convidado “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Apresentado pela Petrobrás, o 37º Guarnicê é uma promoção da UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação Sousandrade.

Com entrada gratuita, o 37º Guarnicê tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás e a parceria da Vila das Artes e Fundação Joaquim Nabuco. Neste ano, o Guarnicê conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França (Cine), TV UFMA, 9D Studio, Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís e das rádios Universidade FM e Mirante FM. Também na segunda-feira, 21, no Projeto Cinema em Todo Lugar, às 9h, terá início no Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy/Rua do Egito – Centro), a Mostra Guarnicêzinho, que vai até sexta-feira, 25.

Já às 15h, no mesmo local, terá início às 15h, a Mostra Jovem, que também irá até sexta-feira, 25, simultaneamente, com entrada gratuita. Já no C.P. Paulo Freire, na Cidade Universitária da UFMA, acontecerá pela manhã e a tarde ações formativas em parceria com duas instituições conceituadas nacionalmente, a Fundação Joaquim Nabuco (PE) e a Escola Pública de Audiovisual Vila da Artes (CE). De segunda, 21, até sexta-feira, 25, das 08h às 12h e 14h às 18h (40h) acontecerá os cursos de Roteiro e Montagem.

 Já das 08h às 12h, também no C.P. Paulo Freira da UFMA acontecerá os cursos de Figurino, Curadoria e Montagem: Festivais, Mostras Temáticas, Retrospectivas; Cinema, Quadrinho, Literatura: Singularidades e Intersecções e o Curso de Contrarregragem. A solenidade oficial de encerramento do 37º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá, no sábado, 26, às 19h, no Cine Praia Grande (Centro). A programação completa será distribuída nos locais de realização do Festival, por meio de folders promocionais e já pode ser acessada no www.cultura.ufma.br/37guarnicedecinema.

Na terça-feira, 22, às 10h, no Cine Praia Grande acontecerá a Mostra Francesa. Já às 14h20 acontecerá a Mostra Longas digitais Convidados, com exibição de “Junho”, filme de João Weiner. As mostras competitivas de curtas digitais começarão às 15h30, “A Mão e Fogo: Louça e Subjetividade entre Artesãs de Itamatatiua” (MA), “Brasil” (PR), “Manchik” (RR), “Broders” (MA), “Fuga Animada” (SP), “Cassiano” (BA), “Festa no Aptº de Suzana 10 de julho de 2011” (PR) e “Brincando na Floresta” (MA).

Já às 19h, também no Cine Praia Grande e com entrada gratuita, terá início a Mostra Competitiva de Longas digitais, “Triunfo” (SP). Na quarta-feira, 23, ainda no Cine Praia Grande, às 10h começará na Mostra Cenário Brasil, o filme “A Vida Não Basta”, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini. Já às 14h20, também na Mostra Cenário Brasil, haverá exibição do filme “Darcy, Um Brasileiro”, de Maria Maia.

Curtas Digitais – Já às 15h30, terá início a Mostra Competitiva de Curtas digitais, “Ilhas Humanas” (MA), “Espantalhos” (SP), “A Despedida” (SP), “Passagem” (MA), “O Despertar do Sísifo” (MA), “PM – Policial Magico” (RJ), “Natal de Tonho” (SP), “Até Que a Última Luz Se Apague” (AM). Ás 19h da quarta-feira, 23, o filme “O Exercicio do Caos” (MA) será exibido na Mostra Competitiva de Longas. Na quinta-feira, 24, às 14h20, na Mostra Longas Convidados, haverá exibição do filme “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo. Às 15h30começará a Mostra Competitiva de Curtas.

Os  Curtas digitais da tarde que estarão em disputa na quarta-feira são: “Mahjong” (RJ), “Tormenta” (MG), “Vontade” (MA), “Dia Estranho” (SP), “Upaon-Açu, Saint Louis, São Luis…” (MA), “Acorda” (MA)”, “Hotel Farrapos” (RS), “Ruas” (MA) e às 19h, na Mostra Ccompetitiva de Longas, será exibido o filme “Mataram Meu Irmão” (SP). Na sexta, 25, no Cine Praia, às 10h, haverá a Mostra Cinefoot. Já às 14h20 haverá a Mostra Longas Convidados, onde será exibido o filme “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal em seguida, às 15h30 começará a última competitiva de curtas.

Tradição – Estarão em exibição os curtas digitais: “Dream Catchers” (SP), “Preto ou Branco” (SP), “O Dono da Capoeira” (MA), “Cine Centimetro” (RJ), “O Menino Que Sabia Voar” (SP), “Escolhas” (SP), “A Carruagem  de Donana” (MA) e “Xiri Meu Eu Não Dou – Patativa” (MA). Já às 19h, na Competitiva de Longas será exibido “Escolha Seu Caminho” (MA). O 37º Guarnicê de Cinema é o mais antigo festival de cinema do Brasil, promovido por universidades e um dos mais concorridos eventos do cinema do Meio-Norte-Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *