Monteiro, Nina Melo e Fábio Gondim devem ter candidaturas julgadas hoje

Suplente de Gastão, Raimundo Monteiro, será julgado

Suplente de Gastão, Raimundo Monteiro, será julgado

O prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) julgar os registros de candidaturas. Dos 860 processos de registro de candidaturas recebidos, até esta segunda-feira (4) foram julgados 763. Dois importantes julgamentos do último dia são os do candidato a suplente de Senador Raimundo Monteiro (PT) e do candidato a deputado federal Fábio Gondim.

Monteiro foi impugnado duas vezes: pelo Ministério Público Eleitoral e pela candidata a deputada estadual Valéria Campos (PSB). Como a impugnação é para toda a chapa, o candidato a Senador Gastão Vieira (PMDB) e o candidato a segundo suplente, Remi Ribeiro (PMDB), também estão sub judice.

O presidente estadual do PT está na lista de gestores com contas rejeitadas do Tribunal de Contas da União, o que preconiza a inelegibilidade.

A filha do presidente da Assembleia Arnaldo Melo, Nina Melo (PMDB), foi impugnada por conta da filiação partidária pelo candidato a deputado federal Márcio Jardim. Nina estaria filiada ao PEN, mas o deputado Jota Pinto não permitiu sua candidatura pela legenda. Então, ela apareceu com uma filiação do PMDB que existira dentro do prazo. Mas a filiação do PEN estava registrada no sistema do TRE FiliaWeb.

 

Gondim também está impugnado

Gondim também está impugnado

O candidato a deputado federal e ex-secretário de Gestão e Previdência do estado, Fábio Gondim (PT), foi impugnado pela candidata a deputada estadual Valéria Campos (PSB) por conta de sua conturbada filiação ao PT. Segundo a acusação, a Executiva estadual do PT negou a filiação de Gondim dentro do prazo (7 de setembro de 2013). Ele recorreu e só teve a filiação na Executiva nacional já depois do prazo e por isto, estaria inelegível.

Gondim começou a ser julgado, mas o o desembargador eleitoral José Eulálio Figueiredo de Almeida pediu vistas do processo.

Os impugnados que tiveram as candidaturas deferidas pelo TRE foram o candidato a governador Edinho Lobão (PMDB), o candidato a governador Zé Luís Lago (PPL), candidato a deputado estadual Luciano Genésio (SD) e o deputado estadual candidato à reeleição Hemetério Weba (PV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *