Nova pesquisa Exata: Flávio lidera com 57% e Flávio Dino possui 27%

Restando menos de um mês para o primeiro turno das Eleições 2014, a TV Guará e a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) divulgam nova Pesquisa de Intenção de Voto. A partir de agora o monitoramento do eleitorado será constante, com nova sondagem divulgada a cada semana até a data limite permitida pela Justiça Eleitoral. O Instituto Exata ouviu, entre os dias 2 e 5 de setembro, 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses, contemplando as cinco regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foi consultada a preferência dos eleitores para governador e senador; levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MA – 00041/2014;  já a sondagem para presidente da República foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR – 00544/2014.

governadornovaExata

A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz sondagens distintas para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno e rejeição.

Na pesquisa estimulada, o candidato Flávio Dino (PCdoB) continua a frente com 56% das intenções de voto. O candidato manteve o mesmo percentual da sondagem anterior. Lobão Filho marcou 27%. Houve também discreta redução entre os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam, de 7% para 6%.

Flávio Dino e Roberto Rocha firmes na liderança para governo e Senado

Flávio Dino e Roberto Rocha firmes na liderança para governo e Senado

Mudança significativa é percebida na consulta espontânea para governador. Flávio Dino, que tinha 34% na pesquisa anterior, marcou 41% desta vez.  Salto de 7 pontos percentuais. Lobão Filho que aparecia com 13%, agora tem 19%. A governadora Roseana Sarney ainda foi lembrada pelos eleitores. Nas pesquisas anteriores ela chegou a marcar 4%, depois caiu para 1%, mas desta vez não atingiu  nenhum um ponto percentual.

Na simulação de segundo turno, Flávio Dino venceria com 59% dos votos contra 31% de Lobão Filho.

Lobão Filho permanece como o candidato mais rejeitado pelos eleitores. Marcou 39%. Zé Luís Lago é segundo mais rejeitado com 21%. Flávio Dino tem 17% de rejeição.

Senado

Na pesquisa estimulada para senador, Roberto Rocha (PSB) aumenta a diferença e aparece em primeiro com 32% das intenções de voto. Gastão Vieira (PMDB) vem em segundo com 28%. Marcos Silva (PSTU), que marcou 6%, agora está empatado com Haroldo Sabóia (PSOL).

Na consulta sobre a disputa pelo senado, o único canidato que apresentou crescimento foi Haroldo Sabóia, que passou de 10% para 11% na preferência do eleitorado.

Roberto Rocha se manteve com 28% das intenções de voto; Gastão Vieira caiu de 22% para 21%.

Presidente

Na pesquisa estimulada para presidente, Dilma Rousseff (PT) está em primeiro na preferência do eleitorado maranhense com 54%. Na pesquisa anterior a candidata à reeleição havia marcado 57%. Marina Silva (PSB) subiu de 28% para 34%; e Aécio Neves (PSDB) caiu de 8% para 6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *