Obras anunciadas com pompa por Gastão, estão somente com 1,4% de execução

Do site Maranhão da Gente

gastaoO candidato da família Sarney ao Senado, Gastão Vieira, apresentou em seu horário eleitoral uma obra que ainda não saiu do papel. A despoluição dos rios que desaguam nas praias da avenida Litorânea foi anunciada por Gastão em seu horário eleitoral. No entanto, pelo Portal da Transparência, as obras ainda estão com 1,43% de execução.

O Governo do Estado e o Ministério do Turismo firmaram parceria, em 2012, para realizar obras de saneamento na capital Maranhense. Quase dois anos depois, nada foi feito. Os primeiros R$ 10.526.315,79 destinados pelo Ministério do Turismo à Secretaria de Saúde do Maranhão visavam a “implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário nas áreas adjacentes ao Rio Calhau”.

Ontem, a Secretaria de Saúde, a Caema e a Caixa Econômica Federal assinaram mais uma ordem de serviço para as obras de Implantação e Ampliação do sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís sem nem a primeira estar finalizada, e sem previsão para término, pois a obra encontra-se parada.

Segundo informações, o projeto que pretende garantir o tratamento de 70% do esgoto sanitário da capital maranhense num prazo entre 4 e 5 anos, prevê investimentos de R$ 360 milhões.

Ricardo Murad chegou a dizer que quando iniciou sua gestão, São Luís possuía apenas 10% de tratamento de esgoto. “Daqui a 4 ou 5 anos chegaremos a tratar 70% do esgoto da nossa cidade”, disse Ricardo.

Os recursos liberados pelo Ministério do Turismo chegaram a ser devolvidos pelo governo do estado ao governo federal, pois não conseguiu executá-los. Em abril deste ano, foi dada autorização para início da obra. O sistema de acompanhamento de processos de obras do governo federal informa que a obra está com apenas 1,42% de execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *