Márcio Jerry: “foi uma vitória histórica do povo”

Jornal Pequeno

marciojerryO jornalista Márcio Jerry, 47, é militante de esquerda desde a adolescência, período em que conheceu Flávio Dino nas lutas estudantis em defesa da democracia. Os dois militaram juntos no movimento estudantil, no PT e PCdoB.

Como presidente estadual do PCdoB Maranhão, Jerry integrou a coordenação da campanha vitoriosa de Flávio Dino. Tinha desempenhado o mesmo papel nas disputas de 2008 e 2010, processos eleitorais que pavimentaram o caminho para a vitória no último domingo.

Ele falou ao JP na quinta-feira, 9, antes de ter o nome anunciado por Flávio Dino como próximo Secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos.

 

Como resumir essa jornada, essa grande vitória?

Márcio Jerry – De fato uma grande vitória, de dimensão histórica. Foi uma vitória sobretudo construída pelo povo maranhense, que ano a ano vem demonstrando sua insatisfação com esse sistema oligárquico que empobreceu o Maranhão, estado com grande potencial de desenvolvimento com justiça social. E uma vitória também da grande capacidade de liderança do Flávio Dino, que teve individualmente um papel muito grande, decisivo.

 

E qual o balanço da campanha, de todo esse percurso até a eleição no último domingo?

Márcio Jerry – Foi um processo bem planejado, bem costurado para que tivéssemos uma aliança ampla. Conseguimos o feito inédito de unir a oposição, de ter no mesmo palanque as principais lideranças estaduais desse campo. E fizemos da rua, do contato direto com a população, do diálogo permanente, o principal instrumento para conquistar o apoio da imensa maioria do nosso povo.

 

Mas na campanha em si, nesse período de julho até domingo ?

Márcio Jerry – Mantivemos nosso propósito, fazendo campanha mobilizadora e propositiva. E resistimos a uma campanha de baixíssimo nível, estruturada num discurso anticomunista insano, em golpes baixos, em baixaria como nunca se viu. Mas o povo mostrou que não dá ouvidos às baixarias e fez do Flávio Dino um governador eleito em primeiro turno com esmagadora maioria.

 

O senhor e o Flávio Dino são de uma geração forjada no movimento estudantil dos anos 80. Podemos simbolicamente dizer que “o movimento estudantil venceu”?

Márcio Jerry – Sim, é uma lembrança muito importante essa. De fato há um percurso histórico de uma geração, de militantes de esquerda, de militantes dos movimentos sociais, enfim, de pessoas que, como gosta de frisar o Flávio, caminharam sempre pela margem esquerda da vida, com coerência política e ideológica. E que se somaram a outras lideranças importantes do estado, como o ex-governador Zé Reinaldo, o Humberto Coutinho, enfim, a muitos que se irmanaram no propósito de mudar o comando político do Maranhão. Muitos venceram simbolicamente: seu Sálvio(pai de Flávio Dino), Manoel da Conceição, nossos líderes políticos de outros momentos, Jackson Lago, enfim, é a vitória do campo democrático e popular do Maranhão.

 

 E agora, como encarar o desafio de governar um estado cheio de tantos problemas?

Márcio Jerry – Com muito entusiasmo, com vigor e energia. Temos um líder muito preparado, que é o Flávio Dino. Não tenho dúvida de que ele marcará muito fortemente a presença dele no comando do estado. Flávio tem uma responsabilidade imensa, está preparadíssimo para a missão. Estamos felizes com a conquista, mas sobretudo entusiasmados com as possibilidades que se abrem para mudar radicalmente o Maranhão, assegurando oportunidades para todos e melhores condições de vida para nosso povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *