Campanha Municipal de Vacinação contra poliomielite‏ começa no próxmo sábado

vacinaA Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza entre os dias 8 e 28 de novembro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A meta, este ano, para a capital maranhense é a vacinação de 72.240 de crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

Para garantir o êxito da campanha, a Semus executou treinamentos com as equipes que vão trabalhar em cerca de 250 postos de vacinação fixos e volantes, que vão disponibilizar a vacina contra a pólio ao público infantil. Ainda que já erradicada no Brasil, a doença precisa ser mantida sob vigilância para evitar a reintrodução do vírus no país.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, lembra que, além da imunização contra a pólio, outras vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde. “Nós aproveitamos esse momento para reforçar também o controle de outras doenças imunopreveníveis. Por isso, pedimos que os pais levem as carteiras de vacinação e, se o esquema vacinal estiver incompleto, é possível fazer a atualização aplicando as vacinas que faltam”, orienta a secretária.

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, os sábados 8 e 22 de novembro serão os dias D de mobilização nacional, em que todos os postos do Brasil devem manter-se abertos para intensificar a campanha.

Em 2013, foram vacinadas 72.972 crianças em São Luís. Para atingir a meta este ano, no próximo dia 22, a Semus vai instalar postos de vacinação em shoppings, escolas e associações de bairros e escolas, além das unidades de saúde.

 

PARALISIA INFANTIL

A paralisia infantil (poliomielite) é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa, através de fezes contaminadas, vias respiratórias ou alimentos e água. A doença ataca os nervos e pode levar à paralisia total ou parcial. Os tratamentos da doença visam apenas adotar medidas que minimizem as suas complicações, já que não existe cura para a poliomielite. A melhor forma de prevenção é a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *