Caxias é exemplo no abastecimento de água e tratamento de esgoto

aguacaxiasGrandes cidades, como São Luís e Imperatriz, onde o serviço de abastecimento de água é de responsabilidade do governo do estado, vivem crise no setor. Enquanto a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde Ricardo Murad fazem uma péssima gestão na Caema, em Caxias, onde o SAAE – Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto – leva água de qualidade e com regularidade a 98% dos caxienses caxienses, da cidade e da zona rural.

O município modernizou a Estação de Tratamento de Água da Volta Redonda – duplicando a sua capacidade – e construiu uma no povoado do Engenho D’água (a primeira ETA na zona rural do Maranhão). Construiu também uma Estação de tratamento de Esgotos. Implantou a primeira estação captadora de água anfíbia no Rio Itapecuru e substituiu 133 km de canos velhos de amianto – com potencial cancerígeno – por novos canos de PVC. Implantou ainda centenas de sistemas simplificados na zona rural com poços artesianos e água encanada até as casas de milhares de trabalhadores rurais.

Caxias é sem dúvida, hoje, a cidade com o melhor sistema de abastecimento de água do Maranhão. O SAAE de Caxias é considerado o quinto melhor do Norte/Nordeste e um dos mais eficientes do Brasil.

O prefeito Léo Coutinho não ficou na dependência das chuvas, como acontece em um terço das cidades brasileiras, que sofrem crise hídrica permanente, inclusive a cidade de São Paulo. Em Caxias, onde a lata d’água na cabeça foi extinta desde a saída de Paulo Marinho do poder.Marinho, aliás, aliado de primeira hora do grupo Sarney, que faz a péssima gestão da Caema.

Com competência, honestidade e interesse público o mesmo poderia acontecer nas cidades (des)abastecidas pela Caema.

2 pensou em “Caxias é exemplo no abastecimento de água e tratamento de esgoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *