Prefeitura e Instituto Alcoa apresentam projetos de Educação Ambiental

Projeto_ECOA_Certificaçao_Educacao_Especial_181214_Foto_Baeta_ (18)A Prefeitura de São Luís e o Instituto Alcoa realizaram nesta semana a culminância do Projeto Educação Comunitária Ambiental (Ecoa), que contempla escolas da zona rural ligadas à rede municipal de ensino. A solenidade de apresentação dos projetos para os parceiros, professores e comunidade foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, ressaltou o empenho do prefeito Edivaldo em buscar recursos e firmar parcerias em prol da melhoria da Educação de São Luís. “Este projeto dá possibilidade às nossas crianças de entender a questão ambiental, valoriza a sociabilidade e, sobretudo, possibilita que a escola transborde as suas instalações, aplicando junto aos seus espaços de convivência os conhecimentos adquiridos, sempre na perspectiva de que o meio ambiente é nossa responsabilidade e que de crianças se fazem grandes cidadãos”, afirmou.

Segundo Geraldo Castro, o empenho dos professores foi fundamental para o êxito do projeto. Durante o ano letivo de 2014 foram envolvidos mais de 1.200 estudantes e 25 professores de cinco Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da zona rural de São Luís, além de pais das crianças e adolescentes e lideranças comunitárias da região. Foram realizadas ações como mutirões de limpeza, coleta seletiva, passeatas, campanhas educativas, palestras e exposições, entre outras atividades.

No Centro de Convenções da UFMA foram montados estandes com os todos os trabalhos desenvolvidos por meio do Projeto Ecoa: maquetes das comunidades, murais de fotos e desenhos, pinturas, livros de receitas, exposição de jogos recicláveis, plantas ornamentais, hortas suspensas, estamparia, e muitos outros trabalhos construídos a partir de sucata e outros objetos recicláveis, feitos com orientação dos professores da rede municipal e dos educadores do projeto Ecoa.

A coordenadora de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, Mônica Espadaro, agradeceu a parceria com a prefeitura de São Luís e também aos gestores das escolas participantes da iniciativa. “Muito obrigada a todos vocês que deixaram o projeto fazer parte do dia-a-dia das escolas”, disse. O evento contou ainda com a presença da representante da Evoluir, Viviane Lima, parceira na aplicação do projeto; e do gerente de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão e Relações Institucionais da Alumar, Lucimar Soares.

CERTIFICAÇÕES

O momento também foi de certificação dos educadores que participaram das formações em educação ambiental e sustentabilidade, oferecidas pelo Instituto Alcoa como parte do projeto, e de agradecer, com a entrega do Selo de Parceiro do Ecoa, a cada um dos pais e pessoas das comunidades que se envolveram nos trabalhos, além de um estandarte do projeto a cada escola. Participaram das ações do Ecoa as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa, Hortência Pinho, Arthur Azevedo, Zebina Eugênia Costa, e Gomes de Sousa.

A professora da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Waldina da Paixão Araújo, conta que o projeto mudou os hábitos das crianças e adolescentes da escola. “Agora a escola faz coleta seletiva, os alunos deixaram de rasgar as folhas dos cadernos à toa e por isso até as salas estão mais limpas”, frisou. Antônia Francisca Conceição de Sousa, 11 anos, do 5º ano na U.E.B. Gomes de Sousa, confirma essa mudança também em sua escola. “Não jogo mais lixo no chão da sala de aula e nem na rua para não poluir”, acrescentou.

3 pensou em “Prefeitura e Instituto Alcoa apresentam projetos de Educação Ambiental

  1. Que ótima parceria essa entre a Alcoa e a Prefeitura. Vemos que cada vez essa gestão se preocupa com a educação do nosso município. Fico feliz em ver todo esse empenho do nosso prefeito!

  2. Quanto mais concientização melhor, as crianças entendendo a importancia de cuidar do meio ambiente é garantir uma cidade mais limpa no futuro. Parabéns pelo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *