Prefeitura ultrapassa 60 mil atendimentos pelo Programa Saúde na Escola

Entrega Oculos para estudantes  UEB Rubem Goulart

Entrega Oculos para estudantes UEB Rubem Goulart

A Prefeitura de São Luís contabilizou 61.551 atendimentos realizados por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2014. O programa, aplicado em parceria com o governo federal, é desenvolvido em São Luís por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus). Através do programa, a Prefeitura de São Luís aplica atividades de saúde preventiva com os estudantes da rede municipal de ensino.

Entre as ações realizadas em 2014 estão avaliações de saúde bucal, oftalmológica e atividades de promoção de alimentação saudável, atividades físicas, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e do uso de álcool e drogas. O programa segue a política do prefeito Edivaldo de garantia de atenção integral ao bem-estar e à qualidade de vida das crianças e adolescentes de São Luís.

Escovódromo na UEB Professor Rubem Goulart

Escovódromo na UEB Professor Rubem Goulart

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância do programa dentro do processo educacional. “Por meio do programa, oferecemos aprendizado que transcende as paredes da sala de aula e representa uma verdadeira oportunidade para o exercício da cidadania. Agradeço o empenho da equipe da Semed e ainda a todos os parceiros da Semus, que trabalham de forma conjunta para promover qualidade de vida aos nossos educandos”, disse.

A maior parte dos atendimentos corresponde às atividades do eixo de práticas corporais e atividades físicas: 8.844 atendimentos a estudantes. Por intermédio de jogos, brincadeiras e esportes, o PSE busca estimular o desenvolvimento físico e motor dos estudantes da Educação Básica, desenvolvendo ainda o senso de cooperação, o trabalho em equipe e a superação de limites pessoais.

O segundo eixo de atividades com o maior número de atendimentos realizados foi o de ações visando à promoção de uma cultura de paz nas escolas (8.518 atendimentos). Prevenção de violência contra crianças e adolescentes, contra o bullying, combate ao preconceito e estímulo à resolução de conflitos através do diálogo foram algumas atividades aplicadas ao longo do ano pelo PSE.

A equipe do programa, composta por técnicos das secretarias de Saúde e Educação, realiza ainda nas escolas a avaliação antropométrica, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento das crianças e identificar condições como desnutrição ou obesidade. Em 2014, foram feitas 3.987 avaliações. Também são monitoradas a acuidade visual (4.449 avaliações), a audição (5.319) e a saúde bucal (2.418).

Para potencializar as ações realizadas, a Prefeitura de São Luís entregou ainda, ao longo do ano de 2014, escovódromos e estadiômetros para 54 escolas da rede municipal e estadual de ensino. O escovódromo é um equipamento portátil com lavatório, torneira e espelho, destinado à higiene bucal dos educandos. Já os estadiômetros servem para medir a estatura dos alunos, possibilitando maior exatidão na avaliação antropométrica.

ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO PSE EM 2014

Avaliação antropométrica: 3.987
Avaliação de acuidade visual: 4.449
Consultas oftalmológicas: 908
Avaliação da saúde bucal: 2.418
Verificação da situação vacinal: 2.685
Identificação de Sinais de Agravos de Saúde: 2.336
Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável: 2.829
Promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas nas Escolas: 8.844
Educação para a Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva e Prevenção das DST/Aids: 8.204
Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas: 8.204
Promoção da cultura de paz: 8.518
Saúde Ambiental: 2.829
Capacitações: 21 professores

2 pensou em “Prefeitura ultrapassa 60 mil atendimentos pelo Programa Saúde na Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *