Maranhão melhora muito média de policial por habitantes com novos PMs

De O Imparcial Online

policiaisAnunciada como uma das principais medidas da sua gestão, a convocação de mil excedentes no concurso realizado para a formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros deve ser divulgada após o novo secretariado do governador eleito Flávio Dino tomar posse – solenidade foi realizada nesta manhã, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro.

Com ela, o Maranhão passa a ter contigente de 10 mil policiais. Antes, eram cerca de 1 agente para 890 habitantes. A média agora baixa: teremos 1 policial para quase 600 habitantes. Com isso, o Maranhão não terá mais a pior média de policial por habitante do país.

A medida foi anunciada pelo próprio governador durante a cerimonia de posse realizada na tarde desta quinta-feira, no Palácio dos Leões. Flávio Dino afirmou que a convocação para o teste de aptidão será realizada com urgência. A ideia é que os novos policiais e bombeiros possam estar aptos para trabalhar o mais rápido possível.

Com a medida Flávio Dino procura atender a uma demanda da própria população, que reivindicava mais policiamento nas ruas, além dos próprios aprovados – eles ainda esperavam ser chamados.

Atualmente, segundo a Polícia Militar, existem no Maranhão mais de 9 mil policiais em todo o Estado. Mesmo com o crescimento do efetivo, após a medida do novo governo, o número se mostra insuficiente para atender a todo o estado e a prova disso pode estar no crescimento no número de mortes na capital e no interior.

O estado tem, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça, o pior percentual de policiais por habitantes: um policial para cada 890 habitantes. Segundo a Organização das Nações Unidas, o número ideal seria de um policial para cada 300 habitantes.

Em relação aos salários e benefícios, um policial militar no estado ganha em torno de R$ 3.156, que varia entre aqueles que trabalham na capital e no interior do estado. O salário chegou a ser reajustado ano passado após a paralisação da categoria. Com a convocação, o estado passará a ter um total de 10.000 agentes, uma média de 1 policial para 600 habitantes.

1 pensou em “Maranhão melhora muito média de policial por habitantes com novos PMs

  1. Gostaria de manifestar meu sentimento e acredito que seja de grande parte da sociedade maranhense sobre as medidas e ações tomadas pelo novo governante do Estado.
    Medidas éticas e moralizadoras (que há muito tempo não se via nesse Estado) em especial a auditoria dos precatórios (Constran), venda do imóvel casa de veraneio (local de banquetes custeados pelos contribuintes maranhenses) , bem como a convocação dos aprovados no concurso da PM, que há muito tempo estavam dependendo da boa vontade de políticos sem comprometimento com o bem estar da sociedade maranhense. Devemos destacar que a sociedade maranhense não vai aceitar pacificamente práticas do passado tais como: corrupção por parte de secretários de Estado, que misturam o público com o privado em detrimento dos menos favorecidos e celebração de convênios graciosos com prefeituras e entidades não governamentais.
    Por fim, desejo sucesso ao novo governante e que exerça plenamente a sua autoridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *