Interatividade: 90% dos vereadores de SL estão nas redes sociais

Vereadores se rendem à Internet como forma de comunicação direta com o eleitor

Vereadores se rendem à Internet como forma de comunicação direta com o eleitor

A Câmara de São Luís é comumente criticada pelo atraso e ter parlamentares de mais idade pouco afeitos às novas tecnologias. Mas nesta legislatura, eles entraram de vez nas redes sociais e mais de 90% dos parlamentares usam as plataformas de comunicação.

Ele estão no instagram, whatsapp, facebook e twitter e recebem críticas e sugestões enviadas diariamente pelos internautas. Dos 31 vereadores, 28 possuem perfis em redes sociais visando uma aproximação com seus eleitores. No entanto, poucos utilizam essas ferramentas com frequência.

A líder do PMN na Casa, a vereadora Babara Soeiro, considera a internet uma ferramenta satisfatória, embora acredite que muitos parlamentares ainda não a utilizam de maneira adequada. “A cada dia, temos um percentual maior de eleitores que usam a internet para se informar. Tenho whatsapp e um perfil no facebook. Há uma diferença entre essas duas formas de mídia, mas busco responder sempre aos meus eleitores, especialmente quando as mensagens tratam de temas relacionados ao mandato”, informou.

“Eu não era um fã desse tipo de ferramenta. Prefiro a política corpo a corpo, olhando no olho das pessoas e ouvindo as opiniões delas próprias. Foi assim na campanha. Mas, acho que no mandato tem que ser diferente, temos que prestar conta todo dia. E as redes sociais cumprem esse papel”,  declarou o vereador Fábio Câmara (PMDB), que possui uma página no facebook com quase 13 mil seguidores.

A vereadora Rose Sales (PCdoB), também é adepta desses canais de interação e considera que as novas tecnologias fortalecerão a participação popular na tomada de decisões. Por meio de sua assessoria, a parlamentar comunista afirmou que deverá intensificar o uso das redes sociais, mas não pretende abrir mão do contato presencial com os eleitores. “Ela pretende explorar esses instrumentos para dizer o que faz na Câmara, e para tentar qualificar o debate”, relatou um dos integrantes da assessoria da parlamentar.

Entre os parlamentares que constantemente divulgam suas atividades nas redes, estão Ivaldo Rodrigues (PDT), Professor Lisboa (PCdoB), Francisco Chaguinhas (PSB), Rose Sales (PCdoB), Fabio Câmara (PMDB), Sebastião Albuquerque (DEM), Marquinhos (PRP), Osmar Filho (PSB), Ricardo Diniz (PHS), Manoel Rego (PTdoB), Roberto Rocha Júnior (PSB), Pedro Lucas (PTB), Honorato (PT) e Beto Castro (PRTB).

Os que possuem perfis, mas não usam com frequência são: Luciana Mendes (PTdoB), Nato Sena (PRP), Chico Carvalho (PSL), Barbara Soeiro (PMN), Marlon Garcia (PTdoB), Armando Costa (PSDC), Paulo Luiz (PRB), Gutemberg (PSDB), Astro de Ogum (PMN), Pereirinha (PSL), Josué Pinheiro (PSDC), Edimilson Jansen (PTC), Pavão Filho (PDT) e Estevão Aragão (SD).

Apenas três vereadores continuam ‘off-line’: Edimar Gomes (PSDB), José Joaquim (PSDB) e Barbosa Lages (PDT).

O Brasil tem o segundo maior número de usuários no mundo no Twitter e Facebook, só perdendo para os Estados Unidos.

ONLINE

Ivaldo Rodrigues (PDT)

Professor Lisboa (PCdoB)

Francisco Chaguinhas (PRP)

Rose Sales (PCdoB)

Fabio Câmara (PMDB)

Sebastião Albuquerque (DEM)

Marquinhos (PRP)

Osmar Filho (PSB)

Ricardo Diniz (PHS)

Manoel Rego (PTdoB)

Roberto Rocha Júnior (PSB)

Pedro Lucas (PTB)

Honorato (PT)

Beto Castro (PRTB)

Luciana Mendes (PTdoB)

Nato Sena (PRP)

Estevão Aragão (SD)

Chico Carvalho (PSL)

Barbara Soeiro (PMN)

Marlon Garcia (PTdoB)

Armando Costa (PSDC)

Paulo Luiz (PRB)

Gutemberg (PSDB)

Astro de Ogum (PMN)

Pereirinha (PSL)

Josué Pinheiro (PSDC)

Edimilson Jansen (PTC)

Pavão Filho (PDT)

 OFF-LINE

José Joaquim (PSDB)

Barbosa Lages (PDT)

Edimar Gomes (PSDB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *