Notas quentes da segunda-feira

Cadê os 100 hospitais?

andreamurad (2)O Blog do Jeisael lembrou bem hoje que a deputada Andrea Murad prometeu a um grupo de jornalistas que apresentaria os 100 hospitais que ela garante terem sido construídos por seu pai na gestão anterior. Andrea disse inclusive que levaria um grande levantamento sobre as ações de Ricardo Murad na saúde para apresentar na Assembleia. Passados 44 dias depois, a população continua querendo saber onde estão estes mais de 100 hospitais.

Doido pra assumir

fabiocamara“Se o prefeito Edivaldo não aguenta, entrega o cargo que o Astro está doido pra assumir”. Palavras do vereador Fábio Câmara (PMDB) sobre a possibilidade do presidente da Câmara, Astro de Ogum, que hoje é o primeira na linha sucessória, assumir a prefeitura. Mas porque Fábio diz com tanta certeza que o presidente está tão “doido” pra tomar o lugar do prefeito Edivaldo? Pra lá de estranha esta declaração.

Teto de escola com obra inacabada cai

Parte do telhado do Centro de Ensino Leão Santos, localizado no município de Arari, desabou na madrugada de segunda-feira (16). No momento do acidente não havia nenhum aluno ou funcionário dentro da escola. A Seduc informou que na gestão anterior foi contratado o serviço de reforma para a unidade escolar com custos de R$ 552 mil e o contrato foi aditivado em quase R$ 150 mil, com recursos do BNDES. De acordo com o levantamento feito pela Seduc, a obra já deveria ter sido entregue. A Secretaria diz que notificará a empresa responsável pelo serviço e adotará as medidas administrativas cabíveis. A intenção é não prejudicar o calendário e os mais de 400 alunos.

Voos mais baratos e mais turismo

Foto_FranciscoCampos_Governador_Flavio_Dino_reduz_ICMS (2)O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta segunda-feira (16), decreto que reduz a alíquota de ICMS do Querosene de Aviação (QAV). A alíquota, que era praticada anteriormente a 25% para todas as empresas, agora passará a 17% nas empresas que operarem em apenas um aeroporto maranhense; 12% para as que fazem operações em dois aeroportos; e 7% para empresas que param em três ou mais aeroportos ou promovem vôos internacionais a partir do Maranhão. As empresas que incluírem em seus roteiros os municípios de Barreirinhas e Carolina também terão o ICMS do QAV reduzido para 7%.Um incentivo aos principais destinos turísticos do Maranhão.

Caxias contra as drogas e a pedofilia

LEO E MAGNO MALTAUm show gospel patrocinado pela prefeitura de Caxias, reuniu no último sábado (14) o senador pelo Espírito Santo, Magno Malta, e artistas gospel de peso que emocionaram uma multidão de mais de seis mil pessoas no Ginásio de Esportes João Castelo. O show que se intitulou “Contra as drogas e a Pedofilia” é um esforço do trabalho do prefeito Léo Coutinho que já comandou a campanha “Crack Não”, ajuda na manutenção da Fazenda Esperança, empreendimento ligado à Igreja Católica, que recebe, acompanha e realiza tratamento a dependentes químicos da cidade.

Acesso à Informação

O secretário estadual de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, esteve na Assembleia Legislativa e pediu ao presidente interino da Casa, Othelino Neto (PCdoB), a aprovação do Projeto de Lei de Acesso à Informação (LAI), nos moldes da Lei do governo federal. “Essa lei assinada pela presidência da República vem trazendo resultados satisfatórios, mas no estado ela nunca foi regulamentada, inclusive, é objeto de medida judicial proposta no passado contra o governo interior. O governador Flávio Dino, então, encampou uma proposta da secretaria solicitando à Assembleia a urgência na deliberação porque o Maranhão é um dos poucos que ainda não regulamentou no seu âmbito e já estamos há três anos devendo”, esclareceu Lago. Othelino garantiu que pedirá agilidade na tramitação.

4 pensou em “Notas quentes da segunda-feira

  1. Astro esta apenas apoiando o protejo politico do prefeito Edivaldo e dando a devida importância as ações desenvolvidas pela prefeitura, nada além disso.

  2. O grupo politico de Fábio Câmara é cobra comendo cobra, que ele acha que todo meio político é desse jeito, não consegue aceitar que a o prefeito e Astro estão trabalhando juntos em prol da cidade e já quer criar fofoca

  3. Uma distorção da verdade dos fatos.
    A tônica da “GESTÃO ANTERIOR” sempre levantada, ainda será por muito tempo, nenhuma novidade até aí. A novidade é que até este mês de março, quase 90 dias da nova gestão, nenhuma visita técnica foi realizada para vistoria a reforma da escola Leão Santos. Digo isto porque ao ler a notícia, tive o cuidado de procurar saber o que havia de fato ocorrido e, de acordo com professores e alunos da escola: “ a última visita foi feita em dezembro, na gestão anterior, com isso o número de trabalhadores na obra foi diminuindo até que a obra ficou abandonada pela empresa e pela SEDUC”. Uma clara distorção dos fatos. Portanto, cumpre esclarecer que até meados de dezembro a reforma já estava na fase final, e que todos os serviços realizados e pagos tiveram o aval técnico da SEDUC, através do fiscal da obra, servidor público com competência e experiência na área de fiscalização, e de técnicos do consórcio COBRAPE-STCP, empresa contratada para gerenciar as obras do programa Viva Maranhão. Cabe à atual gestão, juntamente com o consórcio COBRAPE-STCP levantar as causas que levaram ao desabamento e após identificada as razões, tomar as medidas necessárias para sua correção e apuração de possíveis responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *