Painel “Água: Sustentabilidade – Ação de todos” lança manifesto sobre problema da água na Grande São Luís

aguaEstados como São Paulo e Rio de Janeiro passam por grave crise hídrica levantando o debate nacional sobre a preservação de água e o seu uso consciente. Porém, São Luís também tem enfrentado por muitos anos a falta deste importante recurso. Grande parte dos bairros da cidade só recebe o abastecimento em dias alternados, segundo o site do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SINDCONSTRUCIVIL-MA).

Ana Lúcia Silva, moradora do bairro São Cristóvão, conta que a falta de água é comum em sua rotina. “Água na torneira é dia sim e outro não, além disso, com horários variados. Por muitas vezes, passamos semanas inteiras sem abastecimento. A solução que os moradores da minha rua encontraram foi a compra de água em carros pipa”, explica.

O reservatório do Batatã, que abastece cerca de 50 bairros de São Luís, se encontra com um volume de água muito baixo. As chuvas fortes do início do mês ainda não conseguiram aumentar de forma significativa o nível do reservatório.

Em virtude desses transtornos e também em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MA) e o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (SENGE/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais tomam a iniciativa de tratar o tema “Painel Água: Sustentabilidade – Ação de todos” e convocar autoridades e a sociedade em geral para participarem do evento. O Painel acontecerá no dia 24/03, das 8h as 12h, na FIEMA, 5º andar, no Salão Nobre, e contará com debates e palestras a respeito da temática.

Com a realização do “Painel Água: Sustentabilidade – Ação de todos”, os organizadores defendem a implementação de medidas imediatas pelos órgãos públicos responsáveis pela política de saneamento básico e recursos hídricos do Estado do Maranhão e, em particular, no território da Ilha de São Luís, ações de retomada das áreas invadidas na bacia de drenagem do reservatório do Batatã, submetendo essas áreas degradadas a processos competentes de recuperação de suas qualidades ambientais, única alternativa sustentável de enfrentamento do desabastecimento de água nos bairros atendidos pelo Sistema Sacavém.

1 pensou em “Painel “Água: Sustentabilidade – Ação de todos” lança manifesto sobre problema da água na Grande São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *