Política maranhense em notas

O valor da lealdade

7504_convenio_prefeitura_governo_160415_foto_mauricioalexandre11Um leitor questionou em post do Blog sobre a parceria prefeitura – governo do estado no Facebook “o que Flávio tanto deve a Holandinha?” O tema é interessante e merece uma reflexão sobre o valor político da lealdade e a justiça na distribuição dos serviços públicos. Primeiro, cidades grandes como São Luís, Caxias e Timon foram discriminadas e não tiveram convênios nos dois primeiros anos justamente por suas posições políticas. Depois, a Edivaldo não faltou assédio do grupo Sarney para se jogar nos braços do governo e ter mais recursos e menos críticas na mídia do Clã. Mas o petecista foi leal ao projeto da oposição e além de não ter convênio foi alvo de uma campanha ferrenha contra sua administração. Teria vida muito mais fácil se cedesse ao “canto da sereia”. O projeto da oposição e o governador reconhecem agora a lealdade e em nome da equidade deve ter atenção aos municípios com maior população que foram discriminados na gestão passada.

Debate sobre refinaria

debaterefinariaA Assembleia Legislativa sediou na manhã desta sexta-feira (17), no Plenárinho, o “Debate Sobre os Motivos que Levaram ao Cancelamento da Construção da Refinaria Premium I e os Efeitos Socioeconômicos”. O evento, que contou com a participação dos deputados estaduais, autoridades e representantes da sociedade civil, fez parte da agenda da Comissão Externa da Câmara Federal, formada pelas bancadas do Maranhão e do Ceará, que apura o cancelamento das Refinarias da Petrobras Premium I e II, no Maranhão e Ceará, respectivamente.

Edinho 9h

edinhoComo de costume, o suplente de senador Edinho Lobão, quando no exercício do mandato, está entre os mais faltosos do Senado. E no levantamento de toda legislatura passada, entre 2011 e 2014, ele foi o campeão. Das 400 sessões de que deveria participar em seu mandato, o primeiro suplente se ausentou em 164. Dessas faltas, 53 estão sem justificativa. Em maio de 2011, Lobão Filho sofreu um acidente automobilístico, o que contribuiu para a soma de ausências na Casa (foram 26 licenças médicas naquele ano). Mas, ainda assim, o peemedebista aparece como o senador que teve mais faltas não justificadas em 2013 e 2014. O levantamento é do Congresso em Foco.

Edivaldo entrega 250 cadeiras de rodas

7509_prefeito_entrega_cadeiras_rodas_170415_fotobaeta2O prefeito Edivaldo entregou na manhã desta sexta-feira (17) 250 cadeiras de rodas a pacientes do Programa de Órtese e Prótese. Desse total, 40 cadeiras são especiais para banho. A ação contempla pacientes e seus familiares, que há anos esperam pelo beneficio. A entrega representa um dos avanços conquistados pela gestão municipal na área da saúde e do atendimento humanizado. Esta é apenas a primeira parte de um total de 1050 cadeiras que ainda estão sendo aguardadas. O Programa de Órtese e Prótese, coordenado pela Semus, tem ampliado os serviços destinados a pessoas com deficiência.

Marco Aurélio pede vale-livro

marcoaurelioCom o objetivo de oportunizar o acesso literário a crianças da rede municipal de imperatriz, o deputado Marco Aurélio (PCdoB) tem buscado junto à Secretaria Estadual de Educação a liberação de recurso na ordem de R$ 100 mil para a criação do Vale-Livro. O convênio servirá para a criação de cinco mil vales, no valor de R$ 20 reais, distribuídos para crianças da rede municipal, os quais poderão ser trocados por livros durante a 13° Edição do Salão de Livros de Imperatriz – Salimp.

Feriadão

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal no dia 20 de abril. O expediente volta à regularidade a partir desta quarta-feira (22), tendo em vista o feriado nacional de Tiradentes nesta terça-feira (21). Durante feriados municipais e pontos facultativos, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *