DNIT afirma que duplicação da BR-135 só está “em ritmo mais lento” por causa das chuvas

BR 135: obras abandonadas por contingência de recursos pelo governo federal

Obras de duplicação da BR sem nenhum trabalhador

Apesar de não se ver mais nenhum sinal de obra, o DNIT informou por meio de nota que as obras não estão paradas, mas estão em ritmo mais lento devido ao período chuvoso.

O DNIT também justifica que a abertura do orçamento da União atrasou a obra. A obra iniciou me setembro de 2012 com previsão de conclusão em setembro de 2014. Agora, a nova previsão de conclusão é setembro de 2015.

O deputado Eduardo Braide declarou que o superintendente do DNIT no Maranhão, Gerardo Fernandes, o informou que as obras foram paradas pelo contingenciamento de recursos do governo federal.

Veja a nota do DNIT:

As obras de duplicação da BR 135/MA não estão paralisadas, estão apenas em ritmo mais lento devido ao período chuvoso, no qual intensas chuvas atingiram a região do 1º trecho da duplicação da BR 135 (entre Estiva e Bacabeira) provocando a redução dos serviços neste trecho.

Outro fator foi o atraso na aprovação do orçamento pela União para o exercício de 2015, uma vez que somente no final do mês de abril o orçamento foi aprovado.

O DNIT está providenciando os empenhos para este mês de maio e assim que as condições climáticas permitirem os serviços voltarão as condições normais e serão concluídos. A obra está prevista para ser concluída em setembro de 2015.

Informamos, também, que a empresa responsável pela duplicação não desmobilizou os equipamentos nem desmontou o canteiro de obras.

IIMPORTANTE:

A obra iniciou em setembro/2012, com previsão de entrega para setembro/2014, mas os intensos períodos de chuva que ocorrem em nosso estado e a necessidade da compra de máquinas importadas especializadas em aplicação de colunas de britaem todo o trecho do Campo de Perizes fizeram com que a entrega fosse adiada para setembro deste ano.

O Campo de Perizes é um solo mole, por isso houve a necessidade de estabilizá-lo com COLUNAS DE BRITA – uma solução de engenharia de ponta, utilizada pela primeira vez no Brasil em um trecho de grande extensão.

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