Representante do Boi de Maracanã elogia seleção por edital do São João 2015

Maracanã: organizado, fará a festa do São João

Maracanã: organizado, fará a festa do São João

Os representantes das manifestações artísticas elogiam o processo de seleção por meio de edital para o São João 2015 nos arraiais oficiais da prefeitura de São Luís. A seleção é uma forma mais justa, com critérios objetivos, que na visão dos brincantes é um amadurecimento da organização das manifestações culturais.

A seleção teve três comissões para avaliar propostas de grupos de bumba meu boi, proposta de grupos de danças populares e grupos alternativos e propostas de shows artísticos. As propostas passaram por avaliação de pontos: cada uma recebeu notas 0 a 20 pontos, de acordo com sua categoria.

Dona Maria José Soares, viúva do saudoso Humberto de Maracanã e representante do Boi de Maracanã, enalteceu a justiça do processo de concurso por editais para a escolha das atrações artísticas do São João 2015. Para dona Maria, o processo faz com que os grupos se organizem mais para atuar na festa. “Precisamos estar mais organizados. As coisas vão dificultar para quem não está organizado. É um processo de seleção natural e quem não se organiza vai ficar de fora. O ponto culminante do edital é fazer com que as brincadeiras organizem sua documentação, sua preparação para se apresentar com tudo certo”.

A representante de um dos mais tradicionais Bois de sotaque de Matraca da Ilha falou do quanto a manifestação cultural da zona rural de São Luís se preparou e está afiada para o São João, para fazer uma grande homenagem ao mestre Humberto. “Estamos nos preparando para ir muito bem. Bem organizados. O grande mestre Humberto não estará conosco fisicamente, mas estará em espírito. Como o filho dele, o Ribinha, sempre diz, não temos que inventar nada. Mas dar continuidade ao que ele deixou”, analisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *