Edivaldo entrega na Vila Embratel a 25ª Unidade de Saúde toda reformada

saudevilaembratelO prefeito Edivaldo entregou, nesta quinta-feira (9), na Vila Embratel, mais uma Unidade de Saúde da Família, das 25 já reformadas – dentre as quais 14 foram entregues no ano passado e 11 já este ano – como parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela gestão municipal com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede de saúde. No ato, o prefeito entregou ainda nova ambulância para a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, reforçando o atendimento móvel de saúde em toda a área.

“O fortalecimento da rede municipal de atenção básica em saúde tem sido uma prioridade na nossa gestão, pois sabemos da importância que são os serviços de saúde preventiva. Estamos desenvolvendo um amplo programa de melhorias estruturais de nossas unidades de saúde, contemplando diversos bairros da capital, e esta aqui da Vila Embratel é mais uma que entregamos totalmente reformada e equipada para atender à população com qualidade e humanização”, disse Edivaldo.

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe; da primeira-dama, Camila Holanda, e de membros de sua equipe, o prefeito descerrou a placa e, em seguida, visitou as novas instalações da unidade. A reforma incluiu a revitalização dos ambientes, pintura e recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca dos aparelhos de ar condicionado e outras ações.

A Unidade de Saúde da Vila Embratel realiza cerca de quatro mil atendimentos por mês, ofertando serviços de clínica geral, odontologia, fisioterapia, ambulatório voltado às DST´s/AIDS, do programa de combate à tuberculose e hanseníase, vacinas, além de entrega de medicamentos por meio da Farmácia Básica. Com a reforma, a expectativa é de aumentar em 50% esses atendimentos, beneficiando moradores de mais de 10 bairros circunvizinhos.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, enfatizou a importância das melhorias executadas na unidade que atende a uma comunidade muito populosa. “A reforma dessa unidade representa um reforço significativo na reorganização da atenção básica na área Itaqui-Bacanga. Temos agora quatro equipes de Saúde da Família na unidade, que vão complementar os serviço básicos prestados na região”, disse a secretária.

O local também é referência na área Itaqui-Bacanga por disponibilizar, há alguns meses, à população o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), criado pelo Ministério da Saúde (MS) para consolidar o atendimento à Atenção Básica em todo o país.

A dona de casa Marinalva Castro Santos, 41 anos, faz acompanhamento vacinal dos três filhos na Unidade de Saúde da Vila Embratel. Ela relatou as melhorias verificadas no atendimento prestado ali. “Melhorou bastante tanto no aspecto físico como na oferta de serviços”, disse ela.

O conselheiro distrital de saúde da área Itaqui-Bacanga, Fabiano Vitorino Santos, também observou as melhorias efetivas na unidade. “A demanda aqui é muito grande, e, com a expansão dos serviços, não tenha dúvida que vai contribuir bastante para acelerar o atendimento e reduzir as filas”, relatou o conselheiro.

Participaram ainda da solenidade de entrega da Unidade de Saúde da Vila Embratel, os vereadores Pavão Filho, Basileu Barros, Estevão Aragão, Eidimar Gomes, Armando Costa, Anderson Martins, Barbosa Lages e Edmilson Jansen, além dos secretários municipais José Cursino Moreira (Planejamento) e Batista Matos (Comunicação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *