Política maranhense em notas

Provas do concurso de auditor neste domingo

provaseletivoA Prefeitura de São Luís realiza neste domingo (19) o concurso público para preenchimento de vagas no cargo de Auditor de Controle Interno da Controladoria Geral do Município. As provas serão aplicadas em dois turnos na faculdade Fama, no Turu. Os candidatos farão a prova objetiva pela manhã das 8h às 12h e a discursiva/prática à tarde, das 14h às 17h. O concurso, realizado sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), oferece dez vagas mais cadastro de reserva.

Mais 176 excedentes do concurso do Detran nomeados

Governador Flávio Dino assina nomeação dos novos servidores do Detran. (Foto: Karlos Geromy/Secom)O governador Flávio Dino nomeou na manhã desta quinta-feira (16) mais 176 aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizado em 2013. O órgão vai convocar os concursados após a publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado. Serão chamados três analistas de trânsito e 173 assistentes. Esta será a segunda lista de convocação de excedentes feita na gestão Flávio Dino, em menos de três meses. Com os novos servidores, o Governo acaba com a terceirização de mão de obra nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

UFMA detona nota do EMA contra pesquisador

ufma_9Em nota, a UFMA considerou leviana e irresponsável a nota do jornal O Estado do Maranhão criticando a pesquisa Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa sobre as notícias do matutino nos três primeiros meses do governo Flávio Dino. “A professora proponente do projeto e demais membros da equipe são cientistas. Fazem pesquisas, não militância política. Se os resultados desagradarem ao jornal, ao governo ou a outro ator social, paciência. Não se faz pesquisa para agradar, faz-se pesquisa para conhecer, para fomentar o debate, para elucidar questões”, afirma a nota do Departamento de Comunicação Social da UFMA.

Pesquisa com pouca repercussão

pesquisaescutecVazada um dia antes do previsto, a pesquisa Escutec teve pouco repercussão no meio político e na imprensa. A pesquisa foi divulgada 13 dias após a Exata e teve poucas alterações da encomendada pela TV Guará. Apenas uma inflação de Roseana e o aparecimento de Raimundo Cutrim, que sequer havia sido colocado em nenhum comentário sobre sucessão foram as novidades. A pesquisa confirma outro aspecto já evidenciado pela Exata: Mais da metade dos ludovicenses não tem candidato consolidado. São 57% que não souberam responder na pesquisa espontânea.

Justiça fiscal 

É muito importante para justiça fiscal no Estado a medida adotada pelo governo de ajustar o ICMS para herança e doação. Antes o imposto era fixado, para todos, em 4% nos casos de transação envolvendo herança e 2% em doações, agora o percentual varia entre 1% e 7%. A ideia é reduzir o imposto para cidadãos com menor capacidade de renda e ampliar para quem tem maior poder econômico. Com a mudança, no caso de transmissão de herança de uma pessoa para outra, o imposto será pago com base em faixas de valores.

Câmara: associação recreativa e licitação

Astro de Ogum espera a chegada da votação da eleição da nova Mesa Diretora.Em conversa com o titular do Blog, o presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, afirmou que um dos seus projetos para até o final desta legislatura no comando da Casa é uma associação recreativa para os servidores do legislativo municipal. Astro disse que a Câmara de São Luís precisa de um espaço de confraternização de seus servidores, como existe na Assembleia Legislativa. Astro também falou sobre a licitação para contratar a instituição financeira da Casa está em andamento e as propostas dos bancos já estão sendo apreciadas.

Mais Cultura

boimaiobaBoi da Maioba,Rosa Reis, Fátima Passarinho e Banda Barba Brancasão as atrações do ‘Mais Cultura e Turismo’ desta sexta-feira (17), na Praça Nauro Machado. Na abertura, nesta quinta-feira (16), com shows do grupo Trítono, de Erasmo Dibel e do Boi Barrica. O programa é uma realização do Governo do Maranhão. O objetivo é garantir uma programação de férias, tanto para os turistas que visitam o estado, quanto para a população maranhense. Diversas atrações culturais, e mostras gastronômicas e de artesanato estão previstas para acontecerem até o final de agosto em São Luís, no Espigão da Ponta D’Areia e no Centro Histórico; e em Barreirinhas, na Beira Rio.

2 pensou em “Política maranhense em notas

  1. Olá bom dia Clodoaldo estive vendo as noticias no seu blog e vi a nomeação que o governador realizou ontem dos aprovados do concurso do Detran, na mesma você informa e que a convocação sairá apos a pulblicação no Diario Oficial, es a minha pergunta: apos a assinatura do Governador leva em media quantos dias para ser pulblicado no diario oficial?

    obrigado e aguardo um retorno.

    • Não demora muito. Falei com o diretor do Detran-MA, Antônio Nunes. Ele me garantiu que divulgará a convocação e eu publicarei aqui no Blog. Fique atento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.