Política maranhense em notas

Programa Cidadão do Mundo

O governador Flávio Dino sanciona lei que concederá bolsas de estudo a jovens da rede pública de ensino para intercâmbio internacional em cursos de Ensino Médio e de Idiomas. O objetivo do programa é incentivar a capacitação bilíngue entre os jovens maranhenses, estimular a qualificação da produção científica e tecnológica nas carreiras acadêmicas, promover a integração e atualização dos jovens maranhenses em outras culturas. Poderão participar do programa os jovens entre 18 e 24 anos, egressos do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do Estado ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos, mantidas por instituições financeiras.

PSB e as reações

A reunião do PSB do Maranhão com a deliberação para que o partido tenha candidatura própria em São Luís e entregue os cargos na prefeitura geraram reações nesta segunda-feira (20). O senador Roberto Rocha não participou da reunião e disse não ter sido comunicado. O presidente estadual de legenda, Luciano Leitoa, deixou claro que a posição está tomada e o socialista que ficar na administração é por decisão do prefeito Edivaldo e não por indicação da legenda. A secretaria de Agricultura já tem sido visada por muitos aliados de Edivaldo.

Investigação deve ser sobre canibalismo

pedrinhas 2Lógico que os sumiços de dois detentos do complexo Penitenciário de Pedrinhas possuem inquéritos abertos. A denúncia do sumiço de Ronalton Rabelo, desaparecido em 2013, e Rafael Libório, que sumiu em agosto de 2014, foram vítimas de canibalismo traz a necessidade de investigar a existência da tal facção “Anjos da Morte” e os supostos rituais macabros. Pelo relatório da Polícia Civil, o suposto canibalismo nem foi citado. E a existência da prática deve ser investigada para ser extirpada o quanto antes. Se o agente denunciou a prática nas épocas e elas não foram colocadas no inquérito para investigar sua veracidade ou não, houve omissão do Estado.

Vestibular da Uema com inscrições abertas

uemapaesIniciaram nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2016). Neste ano, o vestibular da UEMA passou por modificações quanto ao formato das provas e modo de aplicação. Ao invés de terem duas etapas com diferença de um mês de uma para outra, o PAES será realizado em dois dias consecutivos. Serão ofertadas 3.829 vagas distribuídas em 21 Campi da Instituição em todo o Estado. A Universidade divulgou no dia 13, o edital do PAES 2016. O período de inscrição do PAES prossegue até o dia 14 de Agosto. Os interessados deverão se inscrever através do site: www.vestibular.uema.br. O valor da inscrição é de R$ 75,00.

Maranhense campeão de Matemática

 Foto 1 - Estudante maranhense é medalhista de ouro na ObmepPor falar em educação, o estudante de Bom Jardim Thiago Pinheiro é motivo de orgulho para os maranhenses. Thiago é medalhista de ouro premiado na 10º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade de premiação ocorreu nesta segunda-feira (20), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foram inscritas 46.712 escolas localizadas em 5.533 municípios. Thiago Pinheiro, que é da cidade de Bom Jardim, é um dos 572 estudantes maranhenses que receberam medalhas na Obmep referente ao ano de 2014.

Julgamento de prestação de contas eleitorais

O TRE-MA realiza nesta quinta-feira (23) sessão extraordinária para julgar 153 processos que tratam de prestações de contas de candidatos, comtreitês financeiros e partidos políticos relativas às eleições 2014.  Em dezembro de 2014, o TRE-MA iniciou o julgamento das prestações de contas dos candidatos eleitos para que eles pudessem ser diplomados, conforme prevê o artigo 57 da Resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros e, ainda, sobre a prestação de contas das eleições de 2014. Naquele mês, foram julgados 80 processos do tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *