Política maranhense em notas

Articulação para Roseana sair dos holofotes

sarneyEncalacrada até o gogó com o ‘Petrolão’, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney conseguiu sair das manchetes nas últimas operações policiais. Trabalho do pai, José Sarney que, mesmo sem mandato, é visto diariamente no Congresso Nacional reunido com os principais líderes do Congresso. O velho Sarney conhece como ninguém o caminho das pedras.  Por estas e por outras que dizem que é uma pessoa diferente, incomum e tratada de forma especial. É uma lógica cretina, mas real. O último dos oligarcas. (Do Rondônia Dinâmica)

PCdoB discute municípios

pcdobO diretório estadual do PCdoB se reuniu no último sábado (18). Na pauta, as eleições municipais de 2016 em vários municípios do interior e a formação de quadros. Na realidade, o partido está é com muitos filiados de peso em vários municípios e tem que conciliar o desejo de muitos em se candidatar a prefeito com a condição a partidos aliados do governador Flávio Dino. Os pleitos são muitos interior a dentro.

Tudo sobre CPI só em agosto

assembleiaHavia uma perspectiva de que os membros da CPI da Saúde fossem acertados agora no início do recesso para que já pudessem iniciar os estudos dos casos de irregularidades da Saúde para que quando os trabalhos iniciassem em agosto a CPI se desenvolvesse mais rápido. Porém, a dispersão foi grande no período de recesso e, de fato, esta indicação ficou para a volta dos trabalhos. Os líderes dos Blocos proporcionalmente indicarão os membros, a indicação é publicada no Diário Oficial e baixa a resolução instituindo a CPI.

Concurso do Ministério Público

O Ministério Público divulgou o Edital nº 002/2015-GPGJ, com a nova ordem de classificação dos candidatos aprovados no Concurso para Carreira do Ministério Público do Estado do Maranhão. A alteração foi feita a pedido dos próprios aprovados. A mudança deslocou para o final da lista os seguintes candidatos: Márcia Daleth Gonçalves Garcez, Matheus de Carvalho Melo Lopes, Rafael Depra Panichella, Handerson Rezende Ribeiro, Felipe Soares Damous, Rafael Maia Teixeira, Francisco Eduardo Girão Braga e Thadeu de Melo Alves. Classificação fina aqui.

TRE adia julgamento das contas

treO TRE-MA adiou para o dia 30, às 15h, a sessão extraordinária que julgará  os processos restantes que tratam de prestações de contas de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos relativas às eleições 2014. Estava marcado anteriormente para esta quinta-feira (23) o julgamento. O presidente do TRE, Guerreiro Júnior, decidiu a mudança da data, mas não informou os motivos. A corte já julgou 80 processos de contas de campanha, priorizando as contas dos candidatos eleitos para que eles pudessem ser diplomados.

O Pacto proposto por Zé Reinaldo

zereinaldoAinda carece de reflexão mais profunda o artigo do ex-governador e deputado federal Zé Reinaldo (PSB) “Pacto pelo Maranhão”. O socialista acena para uma união de forças do grupo de Flávio Dino com Sarney para o Maranhão. Reinaldo faz questão de deixar claro que não é aliança política, troca de favores, mas a união de forças em projetos fundamentais para o Maranhão. Zé Reinaldo encerra o texto afirmando que “não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão”. Como o que o ex-governador diz merece ser refletido e respeitado pelo grupo dinista, é preciso mais profundidade sobre o assunto. O que seriam estes projetos fundamentais para o Maranhão? Como Sarney, que sempre usou sua influência apenas para perpetuar e aumentar seu poder, poderia ajudar? Como impedir que esta unidade de forças não seja usada pelo próprio Sarney para sabotar o governo? Questões práticas devem ser refletidas. A partir daí, claro que toda ajuda que o Maranhão puder ter é válida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *