Cartão postal de Caxias totalmente revitalizado

Uma história que teve início quando Caxias ainda era vila, hoje se imortaliza por meio de mais uma obra entregue pelo prefeito Leo Coutinho. A inauguração da reforma da Praça Dias Carneiro, ou Praça do Pantheon como é conhecida, contou com a presença do vice-prefeito Zé Martins, dos secretários municipais, vereadores, demais autoridades locais, bem como da população caxiense.

A praça foi totalmente revitalizada, com trabalho paisagístico, sistema de irrigação, reparos nas grades, novo piso, recuperação dos bustos dos expoentes da literatura caxiense e nova iluminação, além de postes no estilo colonial. A entrega da Pantheon também marcou a reinauguração da fonte que existe no local, com espelho d’água e iluminação.

Nelson Monteiro de Sousa, mandatário da União Artística Operária Caxiense, conhece a praça desde a sua fundação. Segundo ele, a revitalização do logradouro público representa um resgate histórico. “A história desse espaço é inesquecível. Hoje estou vivendo a mesma emoção que vivi há mais de 40 anos, quando ela foi inaugurada. Parabenizo o prefeito pela ideia de recuperar a infraestrutura dessa praça, e ao mesmo tempo de modernizá-la, por representar tanto para nós caxienses e visitantes”.

Para a professora Mercilene Torres, historiadora e diretora do Memorial da Balaiada, “é singular ver a praça reinaugurada, no momento em que a cidade revitaliza as suas praças e os caxienses começam a ter consciência de cuidar do patrimônio histórico material. Localizada no coração da cidade, a Praça Dias Carneiro se torna mais importante ainda por lembrar o pantheon literário caxiense, os escritores Dias Carneiro, Gonçalves Dias, Vespasiano Ramos e Coelho Neto, uma história que não pode deixar de existir”.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Leo Coutinho assumiu o compromisso de revitalizar mais praças até o final de seu mandato. “Há pouco tempo inauguramos a reforma da Praça dos Três Corações, e agora entregamos essa nova Pantheon, a volta de um cartão postal da cidade, que já deu e vai continuar a dar muito orgulho aos caxienses. Sabemos que o caxiense é um povo que tem orgulho de sua cidade. Por isso, pretendemos, agora com o apoio do Governo do Estado, investir ainda mais no urbanismo municipal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *