Começa hoje o cadastro no Detran-MA dos contemplados pelo CNH Jovem

Foto 1 - Começa hoje prazo de cadastro no Detran-MAdos estudantes contemplados peloCNH JovemComeça nesta quinta-feira, 20, o prazo de inscrição no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), dos dois mil jovens contemplados este ano pelo CNH jovem, programa do governo do Estado que concede gratuidade da Carteira de motorista a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas maranhenses. Com o cadastro no RENACH, o estudante fica apto a iniciar o curso teórico em qualquer um dos 178 Centros de Formação de Condutores credenciados no programa.

O CNH Jovem ofereceu neste primeiro ano do programa duas mil CNHs gratuitas, metade para alunos com melhores notas obtidas no Enem de 2014 e as demais distribuídas via sorteio pela Loteria Federal, realizado no último dia 8. O estudante contemplado pelo programa tem de 20 de agosto a 30 de setembro para comparecer à sede do Detran, a um dos postos avançados na capital ou nas 15 Ciretrans estaduais para realizar a abertura do seu cadastro no sistema do RENACH.

O beneficiado poderá optar entre as categorias A (motos), B(veículos de passeio) ou AB (conjugada moto e veículo de passeio).

Após o cadastro, o jovem é encaminhado para clínicas médicas credenciadas para se submeter a exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental.“Se aprovado nos testes, o jovem contemplado pelo CNH Jovem, então, poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) que tenha aderido ao Programa para iniciar o curso para a obtenção da CNH”, explica Nazaré Nunes, Coordenadora de Habilitação do Detran-MA.

Durante esta semana, equipes do Detran-MA receberam treinamento especial sobre o CNH jovem, com objetivo de alinhar informações e qualificar o servidor para recepcionar os jovens contemplados pelo programa. O treinamento abrangeu a sede do Detran, as 15 Ciretrans e todos os postos avançados do Departamento na capital. “Estamos trabalhando para que os jovens contemplados com o CNH Jovem tenham acesso às informações necessárias e um atendimento de qualidade ao chegarem às unidades de atendimento do Detran”, reforça o diretor geral do órgão, Antonio Nunes.

O jovem contemplado pelo CNH Jovem poderá perder o beneficio se durante esse período de 40 dias, que vai de20 de agosto a 30 de setembro, não realizar sua inscrição no RENACH.De acordo com as regras do programa, caso haja a desistência de candidatos já selecionados, serão chamados os excedentes, obedecendo aos critérios de nota do Enem 2014.

Documentos exigidos para cadastro no RENACH

– Original e cópias da Carteira de Identidade e do CPF(não precisa ser autenticada)

-Comprovante de residência, em nome do estudante ou de pais/responsáveis legais

– Certidões negativas de ações civil e criminal da Justiça Estadual e Federal

– Declaração escolar emitida pela Secretaria de Estado da Educação

– Comprovante das notas obtidas no Enem 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *