Prefeitura abre consulta pública online sobre Lei Orçamentária Anual

Nonato Fernandes, adjunto da Seplan, explica funcionamento da consulta pelo site da prefeitura

Nonato Fernandes, adjunto da Seplan, explica funcionamento da consulta pelo site da prefeitura

Visando dar mais transparência e garantir maior participação social na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, a Prefeitura de São Luís disponibiliza a partir desta quarta-feira (5) consulta pública, via internet, para que a sociedade possa dar sua contribuição para a consolidação do planejamento do orçamento municipal. A consulta se dará por meio de questionário, já disponível no Portal da Prefeitura, onde a população poderá opinar sobre as ações e projetos que desejam que sejam fortalecidos em 2016. A consulta nesse formato é uma iniciativa nova da Prefeitura e ficará disponível até o dia 16 de agosto.

As demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias durante a “Mesa de Diálogo do Prefeito com a Comunidade” que acontecem toda sexta-feira antecedendo o dia “D” do programa “Todos por São Luís”, realizado aos sábados em diferentes bairros da capital, também devem compor o projeto de lei que será encaminhado a Câmara, segundo informou o secretário adjunto.

CONSULTA PÚBLICA
Nonato Fernandes explicou que o questionário disponibilizado no portal da Prefeitura é um questionário simples para que todos os segmentos possa participar da consulta pública. “Ele consta de uma parte de identificação com levantamento de informações sobre sexo, faixa etária, escolaridade, ocupação e local de residência, o que vai permitir à Prefeitura fazer um perfil de quem está sugerindo e mapear de onde estão vindo as sugestões dentro do território”, disse o secretário adjunto.

“Nós temos pergunta, no questionário, na qual pedimos que se avalie as principais áreas de atuação, para verificar a sensibilidade da população em relação às várias áreas que a Prefeitura atua. Temos uma questão também sobre as principais ações que devemos focar em 2016 e quais as áreas mais criticas de São Luís”, completou Nonato. As sugestões apresentadas por meio da consulta pública serão encaminhadas às secretarias para que os gestores façam suas propostas orçamentárias priorizando o que foi apresentado pela sociedade.

No planejamento orçamentário, deverão ser estimadas as receitas que o Município espera arrecadar durante o ano, assim como fixados os gastos a serem realizados com tais recursos por secretaria e em diversas modalidades e formas.

A consulta não esgota todas as formas de participação na elaboração do orçamento, que ocorrem também em audiência pública presencial na Câmara Municipal Legislativa de São Luís. “Cinco dias após a entrada na Câmara, nós vamos colocar o Projeto de Lei no Portal da Prefeitura para que as pessoas possam saber o resultado de suas colaborações. A população poderá interferir mais uma vez durante a audiência pública na Câmara, outro espaço para participação popular”, finalizou o secretário adjunto.

1 pensou em “Prefeitura abre consulta pública online sobre Lei Orçamentária Anual

  1. Olha isso é realmente importante a participaçao da população para que os projetos e açoes sejam melhorados até pq o povo é o principal afetado pelas decisões do governo. Boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *