“Profissão Repórter” mostrará o caos do transporte escolar deixado por Roseana

profissaoreporterVai ao ar nesta terça-feira (11) o programa Profissão Repórter da TV Globo demonstrando a situação vexatória do transporte escolar do Maranhão. É mais uma herança do governo Roseana ao povo do Maranhão.

Alunos que viajam horas em caminhões pau de arara, carros velhos atolados nas estradas, são algumas mazelas na saga das crianças maranhenses para chegar à escola. A dificuldade já para chegar à escola faz com que muitos desistam dos estudos. Estes problemas explicam um pouco os índices do Maranhão.

Em abril do ano passado, oito crianças morreram em acidente automobilístico quando estavam sendo transportados de Bacuri a Apicum-Açu em um pau de arara usado para transporte escolar.

Mudanças

O governo Flávio Dino tem atuado justamente neste que um dos pontos chave para a mudança da educação no Maranhão. O governo está investindo neste ano de 2015 cerca de R$ 20 milhões no apoio ao transporte escolar de estudantes do Ensino Médio, incluindo os da Educação Escolar Indígena. Deste montante, mais de R$ 11 milhões são do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (PEATE/MA). A meta do governo é garantir, até o final do mandato, transporte digno e com segurança aos estudantes maranhenses.

Regulamentado pelo DECRETO N.º 30.796, de 26 de maio de 2015, o PEATE deve beneficiar mais de 50 mil estudantes residentes no meio rural. A adesão ao Programa foi até o dia 30 de junho, por meio do preenchimento de Termo de Adesão e intermédio da Seduc.

Dos 217 municípios do estado, houve adesão de 165, destes, apenas 16 estão aptos a receber o repasse. São eles: João Lisboa, São João do Soter, Sítio Novo, Vitoria do Mearim, Bacurituba, Barreirinhas, Buriti Bravo, Davinópolis, Matões do Norte, Pastos Bons, Paulo Ramos, Santana do Maranhão, São Raimundo Doca Bezerra, Senador Alexandre Costa e Vitorino Freire.

O PEATE está dentro das ações do ‘Escola Digna’, em um dos eixos estruturantes, que é o regime de colaboração com os municípios.

1 pensou em ““Profissão Repórter” mostrará o caos do transporte escolar deixado por Roseana

  1. Clodoaldo o Governo da Mudança conseguiu em apenas 8 meses se igualar em muita coisa aos 50 anos da Oligarquia… Em vez de ficar denunciando a gestão passada deveria era fazer melhor e diferente… # Pronto Falei!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *