Bancários estão em greve por tempo indeterminado

resize.aspOs bancários maranhenses decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de hoje. Um ato público foi realizado às 9h, em frente ao Banco do Brasil da Praça Deodoro, no Centro de São Luís e marcou o início da greve. A paralisação é nacional e atinge bancos públicos e privados. A decisão foi tomada em assembleia geral no último dia 28 de setembro (segunda-feira).

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), a deflagração da greve é uma resposta à intransigência dos banqueiros e do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), que ignoraram todas as reivindicações da categoria e ofereceram apenas 5,5% de reajuste e abono de R$ 2.500, em rodada de negociação realizada no dia 25/09.

O índice é considerado rebaixado e insatisfatório diante dos lucros dos bancos e dos baixos salários pagos à categoria. Os bancários maranhenses reivindicam reajuste de 35%, PLR de 25% linear, piso de R$ 3.377,66, isonomia, fim das metas, estabilidade no emprego, contratação de mais bancários, dentre outras demandas.

grevebancCanais alternativos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante a greve, os clientes podem fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *