Estudantes da rede municipal acompanham trabalhos da Câmara de São Luís

estudantesAcompanhar o funcionamento do Legislativo Municipal, conhecer as diversas repartições da casa, o trabalho dos vereadores e entender, na prática, como os projetos são discutidos e votados. Esse foi o propósito da visita do grêmio estudantil da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho) à Câmara Municipal de São Luís. A visita aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) e faz parte do projeto “Zebina Valorizando Tesouros”, desenvolvido pela unidade escolar para representar os interesses dos estudantes, aumentar a participação nas atividades escolares e fortalecer a integração da escola com a comunidade local.

A atividade segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área educacional, proporcionando o empoderamento de todos os segmentos populacionais e contribuindo para a construção da cidadania de forma participativa. “Além de aprender sobre o significado das diversas instâncias do poder público, o desenvolvimento deste projeto contribui para conscientizar acerca da importância da democracia, da política e de que maneiras ela trabalha para atender à comunidade. A escola e seus educadores estão de parabéns pela iniciativa de incentivar experiências educacionais para além das salas de aula”, frisou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

PROJETO

O projeto “Zebina Valorizando Tesouros” foi desenvolvido a partir da participação da professora Kenia Machado Maia, de 38 anos, no programa Missão Pedagógica no Parlamento. Em setembro, Kenia foi uma das professoras escolhidas para representar o Maranhão na 5ª edição do programa em Brasília e, a partir do projeto desenvolvido na escola do Tibirizinho, está compartilhando com os estudantes o aprendizado recebido. A visita foi antecedida de pesquisas sobre o papel dos vereadores em uma cidade, a atuação dos parlamentares e os projetos de lei já aprovados para a cidade.

Como parte do projeto, as crianças entregaram aos vereadores uma carta elaborada por eles próprios, contendo as solicitações da comunidade. “A entrega desta carta é parte dos trabalhos desenvolvidos com as crianças do grêmio estudantil e uma etapa da Missão Pedagógica no Parlamento. É uma maneira de complementar o projeto, por em prática os temas discutidos na escola e mostrar para as crianças que elas também têm papel importante na sociedade”, explicou a professora Kenia Machado Maia.

VISITA

O vice-presidente da comissão de Educação, vereador João Pavão Filho, foi um dos parlamentares que recebeu os estudantes. Ele presenteou as crianças com o livro “Leis Municipais: conheça seus direitos e exerça sua cidadania”, de autoria do próprio vereador. “É muito importante para essas crianças experimentar atividades da gestão pública, acompanhando as autoridades municipais e conhecendo um pouco do universo político e administrativo da cidade,” assinalou o vereador.

6 pensou em “Estudantes da rede municipal acompanham trabalhos da Câmara de São Luís

  1. Infelizmente estamos em um país que existem adultos que não sabem o que esses representantes fazem. Que bom que esse projeto está sendo executado e tomara que mais escolas e crianças possam ter essa experiência.

  2. Enquanto existir crianças ainda teremos esperança de um mundo melhor, só é preciso lhes assegurar educação e formação, como nessa ação, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *