PF faz busca e apreensão na casa de César Mesquita, “homem forte” de Sarney

Relação antiga: César mesquita foi foi porta-voz da Presidência da República e secretário de comunicação do Senado pelas mãos de Sarney

Relação antiga: César mesquita foi foi porta-voz da Presidência da República e secretário de comunicação do Senado pelas mãos de Sarney

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta segunda-feira, 26, a terceira fase da Operação Zelotes. Na nova etapa, os agentes investigam esquema de lobby e corrupção para “comprar” medidas provisórias que favorecem empresas do setor automobilístico, revelado pelo Estado no início do mês.

Cerca de 100 policiais federais cumprem 33 mandados judiciais no Distrito Federal, em São Paulo, no Piauí e no Maranhão, sendo seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva. O lobista Alexandre Paes dos Santos, conhecido como ‘APS’, um dos envolvidos na negociação das MPs, está entre os que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Foram presos o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva, em sua casa em Brasília, e o consultor Mauro Marcondes. O dono da CAOA, Carlos Alberto Oliveira Andrade, foi alvo de mandado de condução coercitiva. As empresas dos dois, a SGR e a Marcondes & Mautoni, foram contratadas pelo esquema de lobby para suposta compra de MP.

A Polícia Federal está na sede da MMC Automotores, empresa que fabrica veículos Mitsubishi no Brasil. A PF também faz busca e apreensão na casa de Fernando César Mesquita. Ele já foi porta-voz da Presidência da República e secretário de comunicação do Senado durante a gestão do ex-senador José Sarney. Segundo as investigações, Fernando Mesquita trabalharia com ‘APS’.

Fernando César Mesquita ocupou outros cargos pelas mãos de José Sarney, o qual mantém uma relação de confiança e amizade por vários anos. Exerceu, durante seu governo (1985-1990), as funções de porta-voz da Presidência, de presidente do Ibama e de governador do então território de Fernando de Noronha, quando o arquipélago ainda não era parte do Estado de Pernambuco.

Com informações do Estadão. 

 

1 pensou em “PF faz busca e apreensão na casa de César Mesquita, “homem forte” de Sarney

  1. Tu sabes quem era um dos membros da assessoria da governadora Roseana Sarney no ano de 2013? Não sabes? então saiba, SÁLVIO DINO, pai de Flávio Dino.
    Tu sabes quem prestava serviços para essa assessoria?
    Pois é, Fernando César Mesquita.
    E a relação de Mesquita e Sálvio Dino?, Não sabes?
    Bem, SÃO muito, mas muito amigos, inclusive confidentes.
    Entçao, porque não a seguinte manchete:
    “Policia Federal faz busca em casa de amigo do pai de Flávio Dino.”
    Tudo é uma questão de pontos de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *