Política maranhense em notas

Uso de dinheiro para campanhas

O Jornal Hoje, da Rede Globo, destacou o caso Ricardo Murad nesta terça-feira (17). A reportagem disse que “há suspeitas de que os desvios na saúde bancaram campanhas de 2010, 2012 e 2014. Essa parte da investigação vai ser enviada à Justiça Eleitoral”. Durante a coletiva, o superintendente da Polícia Federal disse que ainda não era possível afirmar que houve uso eleitoral. Os deputados Sousa Neto e Andrea Murad, genro e filha de Ricardo não estiveram na Assembleia Legislativa hoje e não comentaram o caso.

Cada aparição é um “flash”

ricardopfDesde as primeiras horas da manhã, a movimentação de toda a imprensa na capital foi intensa na sede da Polícia Federal e na casa do ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad. Quando chegou à sede da PF e desceu do carro, os fotógrafos e cinegrafistas correram para fazer as imagens e Murad pegou um susto. “Que é isso, gente!?”. Foi como se dissesse: “calma, ainda não estou sendo preso”.

Expulsão do PMDB

andreamuradA deputada Andrea Murad deve pedir agora a expulsão do ex-secretário de saúde e seu pai, Ricardo Murad, do PMDB. A deputada pediu que a cúpula do partido expulsasse o prefeito de Bacuri, Richard Nixon, por ter sido detido acusado de envolvimento com agiotagem. “Não podemos aceitar esse tipo de gente no partido”, disse à época. Agora, que seu pai foi acusado pela Polícia Federal de ser chefe de quadrilha que desvio R$ 1,2 bilhão da saúde do Maranhão, a deputada também deve pedir sua expulsão.

Pedido de prisão

A Polícia Federal confirmou que já existe o pedido de prisão contra o ex-secretário Ricardo Murad e que este foi negado pela Justiça na semana passada. Mas com o pedido continua na Justiça e com novas evidências, os depoimentos dos envolvidos e até possíveis delações premiadas, o pedido possa ser acatado. Até o início da noite, Ricardo Murad permanecia na sede da PF prestando esclarecimentos.

Obras de arte

obrasChamou atenção da imprensa a quantidade de obras de arte apreendida na casa de Ricardo Murad. O coordenador de Núcleo de Operações, Sandro Jansen, explicou que é comum obras de arte serem utilizadas para lavar dinheiro sujo. Por isso, a apreensão do material é de importância. Também foram aprendidos veículos, uma lancha, aeronave, televisão de 100″ e computadores.

Roseana lança livros

roseanalançalivrosEnquanto o cunhado estava sofrendo condução coercitiva para a Polícia Federal para explicar o desvio bilionário da saúde do Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney lançava dois livros para falar dos seus mandatos como governadora. Como Roseana teve todo cuidado de convidar apenas a imprensa alinhada em um evento restrito, não foram feitas perguntas sobre o caso Ricardo Murad. Mas já sabemos que muita coisa revelada hoje pela PF não está nas páginas sobre a saúde dos governos Roseana.

ICN no governo hoje

Aliados de Ricardo Murad utilizam a estratégia de colocar a atual gestão da saúde no mesmo patamar e fizeram vários questionamentos durante a coletiva sobre o fato da ICN, uma das empresas acusadas, ainda estar atuando na secretaria de Saúde. Tiveram um balde de água fria do coordenador de Operações Especiais, Sandro Jansen, que pontuou as diferenças por agora ter ocorrido licitação, o governo atual ter aceitado um interventor dentro do ICN. No que diz respeito a empresa Litucera, foi explicado que ela é subcontratada, em um regime que em nada tem a ver com o que tinha antes.

1 pensou em “Política maranhense em notas

  1. Duvido que essa megera Roseana Sarney, escreveu alguma coisa, essa infeliz, segue o mesmo passo do seu pai o escritor medíocre, que já foi tudo, para escrever por ela. Semi-analfabeta, esse megera mau saber ler e escrever. Acostumada a fazerem tudo pra ela, essa dorminhoca vai perder tempo escrevendo coisa inútil, que, pouca gente vai tomar conhecimento. Quem vai perder tempo lendo um monte de porcaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *