Prefeitura de Viana discute segurança alimentar em Brasília

conferencia (1)33O município de Viana teve efetiva participação na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, encerrada nesta sexta-feira (6) em Brasília, com a participação de 1.600 delegados de todo o país. O encontro, que teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, foi uma das estratégias estabelecidas pelo Governo Federal para atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país.

“Viemos participar desse importante evento aberto pela presidente Dilma Rousseff, com três delegados de Viana eleitos na Conferência Municipal, para apresentar as nossas propostas e discutir com os demais participantes a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, informou o prefeito de Viana, Chico Gomes.

O prefeito disse que Viana cumpriu todos os requisitos legais para aderir à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de já estar desenvolvendo ações de combate à pobreza no município. “Criamos a lei municipal, o Conselho Municipal e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, além de implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para comprar diretamente da agricultura familiar os alimentos usados na merenda escolar e no Restaurante Popular Municipal de Viana, que todos os dias fornece 1 mil refeições ao custo unitário de R$ 2,00”, destacou.

Com as ações desenvolvidas até agora pela atual administração municipal, Viana obteve o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e, durante a Conferência Nacional, foi anunciado que o município receberá equipamentos para melhor acondicionamento dos alimentos adquiridos através do PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como freezers e caminhão frigorífico.

“Viana foi o único município que se fez presente no estande do Maranhão, com a exposição dos produtos da agricultura familiar da nossa cidade, como mel de abelha e coco babaçu, que atraíram os participantes da conferência. Também exibimos um vídeo sobre as técnicas utilizadas pelos nossos pequenos produtores”, acrescentou o prefeito.

Em Viana, a prefeitura lançou o programa Minha Terra, Minha Renda para fomentar a produção de hortaliças e frutas para que os proprietários desses produtos possam comercializar para as escolas do município e para o Restaurante Popular da cidade. A meta é que o município absorva cerca de 80% da produção local.

Com informações da assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *