Empresários comemoram reativação da Rota das Emoções‏

Foto 1 - Empresários comemoram reativação da Rota das EmoçõesA reativação da Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) foi recebida com comemoração por empresários do turismo do Maranhão.

Com atividades paralisadas desde 2012, a Agência foi retomada por meio do contrato assinando entre os governadores Flávio Dino, do Maranhão; Wellington Dias, do Piauí e Camilo Santana, do Ceará. A iniciativa vai garantir um conjunto de ações voltadas para o incremento do turismo nos 14 municípios nordestinos que integram a Rota das Emoções nos três estados.

A apresentação do destino turístico e a assinatura do consórcio entre os três estados aconteceram, nesta terça-feira (22), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Além de autoridades, também estiveram presentes empresários e representantes de entidades do setor. Um deles, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de São Luís, Paulo Coelho, estava feliz com a iniciativa. Para ele, a retomada dos trabalhos é a realização de um sonho.

“A gente sempre quis e lutou por isso há muito tempo. O apoio do poder público é um elo, uma engrenagem que vai ligar importantes pólos do turismo e todos os negócios relacionados ao setor. A reboque, ganhamos qualificação, desenvolvimento econômico, social. Sonhávamos com isso há muito tempo e agora é realidade”, declarou o presidente.

A Agência será composta por uma comissão formada por um integrante do Sebrae de cada estado, um representante das secretarias estaduais de turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, e um integrante que represente a esfera municipal dos envolvidos na Rota. Também ficou definido que cada um dos três estados ficará responsável pelo investimento de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,5 milhão, para investimentos em promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, qualificação da mão de obra do setor e o fortalecimento os municípios integrantes da rota.

Entre as primeiras ações, foram destacadas as divulgações da Rota em dois dos mais importantes eventos turísticos nos âmbitos internacional e nacional, a ITB Berlim e uma ação de promoção em São Paulo (SP). A diretora de receptivos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Ana Carolina Medeiros, avaliou positivamente as ações.

“A Feira de Berlim é uma das três mais importantes do mundo. Lá, agentes de todo o mundo apresentam novos destinos melhorias, avanços e estar lá vai trazer visibilidade internacional. É um avanço muito grande ter a Rota das Emoções na Alemanha, fazendo esse papel de promover o Brasil e obviamente os nossos três estados”, destacou a diretora.

Sobre a ação em São Paulo, Ana Carolina apontou o fato de o estado ser um dos principais polos de emissão de turistas como um dos acertos na estratégia adotada para divulgação. “São Paulo é o principal estado de onde recebemos turistas e estar lá é um apoio que certamente vai fazer toda a diferença”, avaliou.

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *